Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

POLÍTICA

Mais de 1300 mesários foram convocados para atuarem neste pleito

A sociedade é a principal colaborada para que seja realizada a eleição. Ela desempenha atividades – que por Lei – não podem ser executadas por servidores da Justiça Eleitoral. Dentre essas atividades, destaca-se a do Mesário, o responsável por iniciar e finalizar a votação na seção eleitoral. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ele recebe o eleitor, confere a sua assinatura no caderno de votação e libera a urna eletrônica. O mesário ainda garante o sigilo do voto e a tranquilidade no ambiente. Em Toledo foram convocados 1359 mesários para atuarem nas três zonas eleitorais (ZE) do Município.

07/10/2012 - 05:03


Na ZE 75 devem atuar 550 mesários; na ZE 148 serão 392 pessoas auxiliando no dia das eleições e na 201 totalizou 417 mesários.
O analista judiciário, o chefe do cartório da zona 75, Joaquim Bortot, afirma que sem os mesários não existiria as eleições. Ele ainda destaca que os mesários têm a cumprir diversas obrigações e direitos. “Uma das obrigações é comparecer no dia das eleições, pois no contrário há possibilidade de cobrança de multa de R$700”. Bortot acrescenta que em alguns locais os mesários faltosos tiveram ação penal contra si.
Entre os diversos direitos, Bortot destaca que o mesário deve ganhar o vale-alimentação no valor de R$ 20. O mesário também tem direito de dois dias de folga no trabalho. No caso dos universitários, o analista judiciário relata que o cartório emite uma certidão e vale como horas extra-curriculares. “Em alguns Estados ser mesário é critério de desempate para concurso público”.

Anuncio gene 2