No Brasil, de acordo com dados das eleições municipais de 2008, cada eleitor levou 31 segundos, em média, para votar em candidatos a prefeito e a vereador, em 5.563 municípios.
Para facilitar o eleitor no dia da votação, a Justiça Eleitoral incentiva os eleitores a levarem anotada cola em papel do candidato a vereador e a prefeito no dia da eleição.
Bortot aconselha que o eleitor tenha em mente que primeiro vota para vereador depois vota para prefeito. “Isto parece uma besteira, mas não é, porque se você votar primeiro para prefeito e confirmar, o eleitor estará votando para vereador, pois tem o voto de legenda”.
Ele orienta que os eleitores levem a cola com os números. “Distribuímos para todos os colégios que são locais de votação, os alunos levaram para os pais as colas oficiais da justiça eleitoral que foram produzidas pelo TSE e se alguém quiser pode entrar no site do TSE e os partidos políticos também fazem as suas colinhas individualmente com os seus candidatos”.
POLÍTICA
Tempo médio de votação deve ser de 30s em Toledo, comenta Bortot
A Justiça Eleitoral em todo o Brasil já orienta os eleitores sobre como votar com a utilização da urna eletrônica virtual, ou seja, na internet. O site do TSE dispõe de informações e a chama cola para votar. Com base em informações coletadas em eleições anteriores, o analista judiciário de Toledo, Joaquim Bortot, acredita que o tempo médio de votação do eleitor deve ser de 30s. O tempo leva em conta quando o eleitor vai da urna até a confirmação do voto para vereador e prefeito.
Mais lidas
- 1Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas
- 2Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Toledo sedia reunião de secretários de Saúde dos municípios da 20ª RS
- 5Brasil amplia presença internacional e abre mais de 500 mercados para produtos agropecuários entre 2023 e 2025
Últimas notícias
- 1Empatia não é enfeite de dezembro
- 2Secretaria da Fazenda alerta população sobre dívida ativa
- 3Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 4Toledo debate implantação do Centro de Treinamento Agropecuário (CTA)
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025



