Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

POLÍTICA

Autoridades afirmam que pleito acontece com tranquilidade, mas foram realizadas apreensões de veículos e propagandas irregulares

Com o objetivo de garantir a segurança da população de Toledo e região e de todo o processo eleitoral, Polícias Militar e Federal e Guarda Municipal atuam com equipes nas ruas neste domingo, dia 07 de outubro. Os policiais fiscalizam algum tipo de tentativa de compra de votos, a venda de bebida alcoólica, enfim, atitudes que sejam criminosas e, desta forma, eles buscam coibir as ações. Esta atitude é para que o cidadão possa ir a sua seção eleitoral e votar com tranquiladade.

07/10/2012 - 11:06


O Juiz Eleitoral, Eugênio Giongo, afirma que o pleito – de uma maneira geral – está tranquilo. “Apenas tivemos algumas incidentes nas ruas com propagandas eleitorais indevidas próximas de escolas e cavaletes com propaganda eleitoral em cima de veículos, os quais foram recolhidos. Também apreendemos algumas propagandas eleitorais (jornais) que estava sendo feitas indevidamente em alguns pontos da cidade”.
Giongo salienta que a cidade está limpa. “Em alguns locais ‘santinhos’ de candidatos foram espalhados nesta madrugada, mas são situações pontuais”.
O juiz declara que até o início da tarde deste domingo não havia sido realizada nenhuma prisão.
O promotor de Justiça, Giovani Ferri, espera que a tranquilidade no pleito permaneça até a sua conclusão. “Esperamos tranquilidade, mas alertamos que há muitos policiais, estamos atentados e qualquer espécie de abuso o cidadão será penalizado”.
Equipes policiais
Segundo o assessor de imprensa da Polícia Militar de Toledo, Eduardo Barazetti, o Município de Toledo possui um histórico de eleições municipais tranquilo. “Neste ano, não está sendo diferente. O serviço está transcorrendo sem anormalidades para a PM. Tivemos apenas situações envolvendo carros com propagandas indevidas, os quais foram recolhidos e estão a disposição da Justiça Eleitoral”.
Ele explica que em alguns locais de votações há presença de policiais (fixos), por sua vez, outros serão responsáveis pela realização de rondas. Barazetti afirma que cada viatura terá determinada a área de fiscalização.
Crimes
Os principais crimes citados pelo policial são: boca de urna, propagandas indevidas ou distribuição de santinhos próximos dos locais de votação. “Estas são algumas das situações mais corriqueiras que acontecem em épocas das eleições”.
Ele explica que inicialmente se algum cidadão for aprendido será conduzido para o Ginásio Jaime Zeni para triagem e com relação de permanência com detenção varia de cada infração. “Geralmente, boca de urna pena prevista de 6 meses a 12 meses com pena prevista para prestação de serviços a comunidade e multa no valor de R$ 5.320 a R$ 15.961. Contudo, a liberação fica a cargo da juiz eleitoral e as providências são de acordo com a legislação própria”.

Anuncio gene 2