Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

6ª Mostra de Circo reúne 22 grupos no Teatro Municipal

Integrantes de 22 grupos circenses, representantes de 18 municípios de Toledo e região, estão participando da 6ª Mostra de Circo, aberta na terça-feira, 9, no Teatro Municipal. A programação continua até quinta, 11, com apresentações às 9h e às 14h, e nesta quinta-feira, às 20h. Durante o dia, o ingresso é um quilo de alimento. À noite os ingressos estão sendo vendidos a R$ 5 antecipados e R$ 10 na bilheteria.

09/10/2012 - 13:49


A programação foi aberta com homenagens pelos 20 anos do Circo da Alegria e uma surpresa para a coordenadora do projeto, Tânia Piazetta, e demais presentes: a presença do artista circense Gaudêncio Siqueira, que em 1992 esteve em Toledo e durante 15 dias fez um trabalho na escola Anita Garibaldi, plantando a semente do que é hoje o Circo da Alegria em Toledo.
Bastante emocionada, cena que contagiou os demais presentes, Tânia agradeceu a Gaudêncio pelo lançamento da semente, o trabalho realizado nestes últimos 20 anos, que se consolidou em Toledo e se disseminou para os demais municípios da região, e rendeu prêmios ao projeto, considerado hoje vanguarda no país. “Procuramos por você por muitos anos para poder agradecer o trabalho iniciado e mostrar o resultado desta semente que foi plantada”, disse ela.
Gaudêncio, que chegou na segunda-feira a Toledo, mas foi mantido no anonimato para não estragar a surpresa, ficou por quatro meses em Toledo, de julho a outubro de 1992. Neste período, desenvolveu atividades no Centro Social Urbano e por 15 dias na escola Anita Garibaldi, lançando a semente do que se transformou hoje o projeto Circo da Alegria. “A gente esperava que alguma coisa aconteceria, fruto deste trabalho, mas jamais imaginávamos um trabalho tão grandioso, que chegaria a este ponto. Toledo é vanguarda neste processo, pois incorporou o circo em seu programa de educação. Toledo construiu um picadeiro de concreto, e não de lona, que dura uma vida toda, ligou o circo à educação, o que foi fundamental para este movimento, que não envolve apenas Toledo, mas também cidades vizinhas. Me sinto pequeno, sou apenas um coadjuvante desta grande obra”, disse ele, avaliando a dimensão do trabalho.
Nem mesmo em Fortaleza, onde atua atualmente através de uma escola de circo, existe um trabalho tão forte. Segundo ele, esta ligação com a escola é fundamental, pois lá está o público alvo, que são as crianças. Através do circo, completa, é possível desenvolver a concentração, a socialização, a autoestima, os sonhos das crianças. Segundo ele, hoje os pais não têm mais tempo para conversar com as crianças e os instrutores de circo também têm este papel de auxiliar na educação das crianças e não somente no repasse de informações sobre as atividades desenvolvidas no circo.
Mestre de obras em Cascavel, Carlos João Bruxel Rodrigues, foi um dos primeiros alunos do projeto. Segundo ele, que pretendia seguir carreira como instrutor de circo, a participação no Circo da Alegria o ajudou a superar obstáculos, como a timidez, que foram fundamentais para o seu dia a dia. “Para mim o circo foi extremamente importante, ajudou a superar a timidez e isso serve para toda a vida da gente, no dia a dia e no trabalho”, disse ele. Casado e com três filhos, ele recomenda a participação nesta atividade, que ajuda na preparação para a vida profissional e pessoal.
Conforme a coordenadora do projeto Circo da Alegria, mais do que práticas circenses, as crianças que participam do projeto aprendem conceitos que ficam para a vida toda. Entre eles, ela destaca a disciplina, a solidariedade, o companheirismo, que ficam para a vida toda, tanto profissional como pessoal. Ela disse que está muito feliz com os resultados conquistados, o reconhecimento nacional, através de prêmios como da UNICEF, e da comunidade, através de depoimentos emocionantes. O projeto atende atualmente 160 crianças e poderá ter a sua capacidade ampliada. O picadeiro está recebendo investimentos que vai permitir o atendimento diário de todas as crianças. “Podemos ampliar ainda mais, mas precisamos de mais profissionais”, diz ela. Atualmente são três servidores concursados e dois estagiários.
Representando o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, a secretária municipal de Educação, Janice Salvador, agradeceu a presença dos grupos participantes, reconheceu o trabalho desenvolvido no Circo da Alegria, motivo de orgulho para Toledo e região. “O Circo da Alegria e uma instituição que está gravada na história de Toledo e na vida de todas as pessoas que passaram pelo circo”. A diretora da escola, Joeli Acioli, também destacou o trabalho desenvolvido e todo o esforço realizado para a implementação do projeto.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2