Sueli afirma que o PMDB a ofereceu condições de participar do processo. “Eu sou vice – presidente da Executiva e sou presidente do PMDB Mulher, isso faz com que tenhamos uma participação mais ativa e não apenas passiva. Por isso, conclamo aos presidentes de partidos que façam este trabalho ao lado feminino. Que chamem as mulheres, mas não somente para fechar nominata, pois precisamos de mulheres em toda a caminhada”.
Ela salienta que a caminhada não deve iniciar somente no momento da campanha (nos três meses) no período da candidatura, mas incentivar para que as mulheres participem de todo o processo político. “Assim quando candidatas terão força política para se elegerem”.
O cientista político, Gustavo Biasoli Alves, disse que em conversa com diversas lideranças femininas em Toledo a queixa é de que os partidos não investem na formação de uma liderança feminina. “Eles respeitam a lei de cotas, mas não há formação de uma liderança feminina. A mulher tem que ter espaço e não é simplesmente um espaço com cinco ou seis candidaturas. É preciso que as candidatas tenham acesso a recurso e o apoio dos partidos”. Ele salienta que as mulheres devem ser trabalhadas como lideranças na sociedade.
Papel da mulher
Em alguns momentos, sempre houve a presença de uma mulher na Câmara em Toledo. Sobre isso, Sueli afirma que é uma grande responsabilidade representar as mulheres de Toledo. Ela convida as mulheres a fazerem a caminhada junto com ela. “Estarei defendendo políticas públicas para as mulheres. Nada melhor do que nós (mulheres) sabermos o que precisamos ou quais são as nossas necessidades. Por isso, vou defender as mulheres. Nós observamos os detalhes que o lado masculino não tem a sensibilidade ou a percepção aguçada. Por isso, vou verificar o que é necessário para a categoria”.
Trabalho
Nesta legislatura, Sueli Guerra – como primeira suplente – participou do debate na Câmara de Vereadores por duas vezes. Em 2010, ela substituiu o vereador Ademar Dorfschmidt juntamente com a vereadora Rosa que substituiu o vereador Leoclides Bisognin. Em 2012, ela retornou a Casa substituindo por 30 dias Bisognin. Em 2010, Sueli conta que apresentou diversas proposições e o projeto da Ficha Limpa para os profissionais que atuam com o prefeito e os vereadores, isto é, assessores, cargos de confiança, entre outros. Para a sua tristeza nenhuma indicação foi contemplada pelo executivo e, por isso, ao retornar neste ano as apresentou novamente. “São questões importantes, como a criação de uma equipe de manutenção as entidades municipais, CMEIS. Outra questão que agora apresentei como indicação é a manutenção dos parques. Eles são bonitos, porém não há manutenção. Cito dois deles: Parque Frei Eusébio e o Parque João Paulo II”.
Sueli enfatiza que o vereador não pode apresentar uma ideia e caso não seja atendida, simplesmente a abandoná-la. “Nós (vereadores) devemos persistir, porque esta é a minha forma de trabalho: ter persistência”.
Ela lembra que foi persistente para atingir este resultado: ser eleita como vereadora da cidade. “Foi uma caminhada longa. Nestes três meses, reafirmei o meu trabalho com a comunidade. Eu saio vitoriosa. Foram 926 votos conquistados. Agradeço as pessoas que me apoiaram verdadeiramente, quem colocou uma placa ou adesivo foi por vontade própria. Fiz uma campanha limpa e honesta”.
Sueli agradece a população que depositou o seu voto nela, mas em especial aos moradores do bairro Jardim Porto Alegre. “Eles reconheceram o meu trabalho que desenvolvo há 22 anos naquele bairro e quero dizer que 2008 eu fui a mulher mais votada e em 2012 a mulher mais vereadora e mais votada”.
POLÍTICA
"É preciso fomentar a participação da mulher muito antes de fechar a nominata", afirma a vereadora eleita, Sueli Guerra
Sueli Guerra será a única vereadora de Toledo na próxima legislatura. Em 2004, ela ingressou na política. Naquela eleição ficou como segunda suplente. Em 2008, Sueli tentou novamente a eleição para vereadora, mas ficou como primeira suplente. Neste ano, candidatou-se e com 926 votos é eleita pela população, sendo a mulher mais votada neste pleito e também do bairro Jardim Porto Alegre. Sueli afirma que os candidatos devem manter a persistência em suas caminhadas. Contudo, ela faz um apelo a executiva de cada partido: “É preciso fomentar a participação da mulher muito antes de fechar a nominata. É preciso abrir espaço para que a mulher participe do processo”.
Mais lidas
- 1Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas
- 2Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Toledo sedia reunião de secretários de Saúde dos municípios da 20ª RS
- 5Brasil amplia presença internacional e abre mais de 500 mercados para produtos agropecuários entre 2023 e 2025
Últimas notícias
- 1Empatia não é enfeite de dezembro
- 2Secretaria da Fazenda alerta população sobre dívida ativa
- 3Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 4Toledo debate implantação do Centro de Treinamento Agropecuário (CTA)
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025



