1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Sistema de Internet pode auxiliar no aprendizado em Universidade

O moodle é um Sistema de Gestão de Aprendizagem (SGA) e uma ferramenta que fortalece o ensino. Segundo algumas pesquisas, o sistema pode melhorar a produtividade e o aprendizado do aluno. O moodle está disponível no site da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Nesta segunda-feira (24), os técnicos do Instituto Água Viva (IAV) e do Grupo de Estudos de Manejo na Aquicultura (GEMAq), da Unioeste – campus Toledo, receberam um treinamento do funcionamento deste sistema.

24/01/2011 - 13:09


O técnico, Arlindo Fabrício Corrêa, explicou que o moodle auxilia na formatação das disciplinas e pode ser utilizado: como troca de informações, para a realização de fóruns, um banco de questões e vídeos, como fonte de arquivos e informações gerais. “O professor pode utilizar o sistema como uma caixa, onde ficariam todos os arquivos que seriam disponibilizados aos alunos. “O sistema não substitui o professor ou as disciplinas, mas sim, é um substituto presencial. O moodle pode ser utilizado por todos os professores da Universidade, tanto nas disciplinas, como em recursos de extensão de projetos e demais atividades dentro da universidade”.

Orientações

Corrêa orienta que os professores devem usufruir mais desta ferramenta. O sistema moodle está disponível na página da Unioeste há cerca de quatro anos, porém sua utilização ainda é pequena. “Recomendo que aos professores busquem informações sobre o sistema. Não é difícil de manuseá-lo, principalmente para quem está habituado com sites de internet”. O técnico ainda acrescenta que o professor não precisa se preocupar com relação ao aluno entrar no sistema e não usá-lo, pois existem mecanismos de seguranças que evitam fraudes.

Sem nome %281144 x 250 px%29