Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Condomínio de Inseminação é uma das atrações da Expo Toledo

O programa de Condomínios de Inseminação Artificial da prefeitura de Toledo, em parceria com produtores de leite do município e a Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural (Emater), é uma das atrações da Expo Toledo 2012. Com o tema “Agronegócio e sua importância”, a Expo Toledo acontece até domingo, 14, no Centro de Eventos Ismael Sperafico. Para o evento, uma programação especial foi preparada, contando com rodeio profissional, julgamento de animais e leilões. Também serão realizadas palestras e haverá parque de diversões, praça de alimentação, com pratos típicos, exposição, espaço da mulher e ambiental, entre outras atrações.

12/10/2012 - 13:17


O condomínio de inseminação artificial, de acordo com a coordenadora do programa pela Secretaria de Agropecuária e Abastecimento de Toledo, Eliane Sperafico, é um dos mais avançados do Paraná, no que se refere à qualidade do sêmen e pela parceria dos pequenos e médios produtores com a administração municipal.
O programa de Condomínios de Toledo, criado em 1999, visa estimular a adoção da inseminação artificial para o melhoramento genético do rebanho bovino. A participação na exposição, conforme Eliane, irá mostrar a importância e o reflexo dos investimentos na produção. “O melhoramento genético que vem sendo alcançado pelos produtores de Toledo se reflete na produção de leite, cada vez maior, e no fortalecimento da cadeia produtiva leiteira. O sucesso do programa é resultado do trabalho e investimento técnico do nosso produtor, que está sempre em treinamento e aberto para as novidades do mercado”, apontou a coordenadora.
Os resultados são muito positivos, avalia Eliane. Além de os produtores terem a oportunidade de um rebanho de gado, geneticamente de qualidade, o Condomínio permite também um trabalho mais aberto, capacitando os produtores, repassando orientações sobre alimentação, sanidade, organização das propriedades, entre outros aspectos, visando aumentar a produtividade rural.
“Esta é uma oportunidade para que os produtores conheçam o programa e entendam o funcionamento”, explica Eliane. “Nossa participação será com exposição de animais melhorados, mostrando a evolução em cada geração do gado”, acrescenta.
O Condomínio de Inseminação conta com 27 grupos e aproximadamente 400 produtores. Nestas propriedades são produzidos cerca de 80 mil litros de leite por dia. A produtora Gislaine Arcoverde está inserida no grupo há cerca de dez anos. Segundo ela, a genética de ponta e a parceria do município permitiram um grande passo em sua propriedade. “Se formos comparar as propriedades do município, percebemos o quanto o melhoramento genético interfere na produção, na saúde dos animais e, principalmente, na capacitação dos produtores. Este é o diferencial”, afirma Gislaine.

EXPOSIÇÃO
Para explanar e apresentar os benefícios do melhoramento genético, o programa de Condomínios conta com a parceria da Trans-America Generics (TAG) do Brasil, empresa norte americana, sediada no Canadá, especializada na seleção e comercialização de material genético das raças raças Holandesa e Jersey.
A prefeitura de Toledo, segundo o zootecnista, Rodolfo Meneguello, é uma das primeiras administrações do país a fazer esta parceria, beneficiando os pequenos e médios produtores. Há pouco mais de um ano a TAG do Brasil venceu a licitação para repasse de sêmen aos produtores do município. ”Nosso compromisso é de produzir vacas com mais longevidade, produtivas e lucrativas”, garantiu o zootecnista.
Segundo ele, os produtores de Toledo recebem sêmen da mesma qualidade que outros dos Estados Unidos e do Canadá.
“TAG é uma empresa que traz a modernidade na indústria de inseminação artificial, com uma grande mobilidade, tem acesso à genética das melhores fazendas do mundo. Focada em levar melhor tecnologia ao produtor e o que há de mais moderno na seleção genética”, explica Meneguello. “É por isso que os produtores de Toledo, inseridos nos 27 grupos do Condomínio de Inseminação Artificial, estão avançados e inovando cada vez mais em suas propriedades”, destaca Eliane. “O resultado é a produção, capacitação e melhoramento do rebanho”, completou.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2