1144x150 %284%29

GERAL

Arquitetos chilenos retornam a Toledo para estudos

O aproveitamento da metodologia utilizada no Chile para o desenvolvimento de projetos urbanos está sendo discutido em Toledo, por indicação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Técnicos daquele país, responsáveis pela implantação do projeto, estiveram em Toledo em dezembro do ano passado e retornaram à cidade nesta semana para mais dois dias de atividades.

24/01/2011 - 15:48


Nesta segunda e terça-feira, 24 e 25 de janeiro, os arquitetos urbanistas José Manoel Cortinez, coordenador do trabalho, Marjolaine Nelly e Roberto Moris Iturrieta, farão um trabalho com técnicos locais, representantes de diversas secretarias, para dar continuidade ao projeto. Pela manhã eles estiveram com o prefeito José Carlos Schiavinato, e posteriormente com integrantes da Secretaria de Planejamento. A programação estendeu-se com novas reuniões e troca de experiências no período da tarde e nesta terça-feira, durante todo o dia.

“É difícil fazer recomendações para uma cidade considerada modelo, como Toledo. É um desafio e um trabalho muito complexo para nós, mas vamos pensar no desenvolvimento futuro de Toledo, projetar a cidade para os próximos 20 anos, dentro de um contexto regional”, explica José Manuel Cortinez, que coordena o trabalho. Na sua avaliação, diz ele, é necessário considerar que Toledo é um município muito desenvolvido, com um potencial muito grande, entre os municípios da região, além de suas características de desenvolvimento recente e com um crescimento muito rápido.

Segundo ele, ao mesmo tempo que a riqueza e o crescimento trazem um desenvolvimento interessante, também acompanham “ameaças” para a região, que precisam ser atacadas para garantir um desenvolvimento ordenado e com qualidade de vida. “O município, pelas suas características atrai muita gente para morar, trabalhar e também para investir e é necessário pensar e planejar estes aspectos, para não correr o risco de um crescimento desordenado. “Com o aumento do nível de riqueza, também crescem as demandas por investimentos, que precisam atender as novas necessidades. São necessários investimentos em estrutura básica, mas também outros que atendam as novas demandas, como nas áreas de cultura, gastronomia, formação profissional especializada, entre outros, de acordo com as novas necessidades e grau de desenvolvimento social e econômico do município e da região.; O que está ordenado pode facilmente se desordenar se não houver um planejamento adequado”.

Antes da reunião com os técnicos, a equipe esteve com o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, que destacou a importância da vinda deles para fazer uma avaliação do que está sendo feito no município e apresentar sugestões para o desenvolvimento da cidade. “A gente sempre quer inovar e este trabalho que vocês estão fazendo é excelente para avaliar se estamos no caminho certo e também para apresentar sugestões. A avaliação técnica destes profissionais endossa algumas ações que a administração municipal pretende implantar”, observou o prefeito, destacando a importância do estudo e a preocupação do município com o crescimento planejado da cidade.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29