Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Novos diretores de escolas municipais serão eleitos em novembro

Escola, família e comunidade envolvidas, buscando um ensino público com mais qualidade. Com este propósito e a participação da sociedade, pais e alunos, professores e servidores, vão eleger, no dia 13 de novembro, os novos diretores das 35 escolas da rede municipal de ensino de Toledo. Como acontece a cada dois anos, de forma democrática, a comunidade tem a oportunidade de escolher o educador que estará à frente da instituição de ensino, representando a comunidade, os professores e os alunos.

16/10/2012 - 14:46


Para participar do pleito, as escolas deverão ter pelo menos um candidato. Se isso não ocorrer, o diretor será indicado. As inscrições para as candidaturas poderão ser feitas até segunda-feira, 22, no setor de protocolo da prefeitura de Toledo. A função do diretor é administrar a escola em todas as áreas, além da contribuição com a coordenação pedagógica, ser o elo entre os pais, gerências de educação e do público em geral, conforme destacou a secretária da Educação do município, Janice Salvador.
“O diretor é o articulador entre escola, comunidade e poder público. A ele compete manter a adesão da comunidade em torno da proposta pedagógica, na busca permanente pela qualidade da educação”.
Para o diretor do departamento de Administração Escolar, Pedro Webler, o papel do diretor é procurar um diálogo com todos os envolvidos na escola, além dos aspectos administrativos e pedagógicos. “Ele terá um papel fundamental na questão educacional no que se refere à metodologia escolar, zelar pela qualidade do ensino, procurando a formação continuada do professor”, ressaltou Webler. “Tem que trabalhar com os coordenadores, trabalhar escola e família, junto com os professores”, completou.

CONSELHOS
Neste processo, como afirma Webler, é extremamente importante a participação dos pais. “Hoje, a gestão escolar é feita através de Conselhos. O diretor é o líder do grupo gestor, mas não é o único mandatário”, explicou o diretor. “O colegiado é criado através de lei para cada escola, que faz toda articulação de planejamento, aplicação de recursos, organização da escola. Por isso é importante que o diretor seja eleito, por essa comunidade escolar, com a participação dos pais e alunos”.

CANDIDATURA
O educador que deseja se candidatar ao cargo de diretor, deverá protocolar no setor responsável na prefeitura de Toledo, juntamente com os documentos de identificação com foto, além do plano de ação para seu governo. A gestão do diretor é de dois anos.
Para candidatar-se é necessário ser estatutário e concluído o estágio probatório. A jornada será conforme carga horária de cada cargo. Os professores de 20 horas semanais, só poderão candidatar-se para este mesmo período.
A instituição que não tiver representante, a Secretaria da Educação, juntamente com a administração municipal, irá indicar um educador para o cargo. Foi montada na Secretaria de Educação uma comissão de eleição, que vai esclarecer eventuais dúvidas.

VOTAÇÃO
Cada escola ficará responsável pela divulgação e campanha dos seus candidatos, através do Conselho Escolar. O horário de votação será de acordo com o funcionamento das escolas. O eleitor deverá votar com a apresentação de um documento original com foto.
Segundo Webler, pais, alunos com mais de 16 anos e servidores da educação poderão votar. Cada família terá direito a um voto.
Para ser válido, o candidato deverá receber no mínimo 40 por cento de quórum: sendo no mínimo 40 por cento de votos da categoria de servidores e no mínimo 40 por cento dos pais e alunos.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2