O presidente da Associação dos Profissionais Contábeis de Toledo, Ademir Kopeginski, explica que o contribuinte não paga nada a mais por isso, apenas antecipa o que iria pagar no próximo ano. Segundo ele, as pessoas físicas podem deduzir até 6% do imposto devido. Já as jurídicas 1%. Diante disso, a associação procura promover reuniões com os profissionais esclarecendo a eles a necessidade de orientar o seu cliente para fazer a dedução do imposto ainda neste ano. “O contabilista tem uma afinidade com o seu cliente e tem a função de orientá-lo para que ele saiba se pode fazer e o quanto pode destinar de seu imposto. É um trabalho de convencimento para que o cliente participe da campanha”.
O coordenador da Campanha, Lineu Wutzke, acrescenta que é com este trabalho de convencimento dos contabilistas juntamente com os parceiros que a campanha avança anualmente. Wutzke destaca que neste ano o objetivo principal é consolidar o projeto. “Queremos avançar, mas precisamos da consolidação do processo para não recuarmos. Temos a expectativa de ampliar, justamente por causa dos apoios que recebemos na realização da campanha”.
Ele enfatiza a parceria entre as instituições de crédito, pois elas podem financiar o valor a custo zero. “O valor deve ser antecipado até o último dia útil de dezembro, ou seja, o contribuinte precisa autenticar o boleto bancário com o ano 2012 e vai se beneficiar na dedução do imposto em abril quando vai fazer a sua declaração”.
Wutzke acrescenta que para evitar com que o contribuinte tenha desencaixe de recursos, as instituições financiam a custo zero. “O profissional responsável por isso é o contador. Queremos agradecer o empenho, pois são eles os responsáveis para fazer a intermediação com as instituições de crédito”.
Com relação a meta de valores arrecadados nesta campanha, Wutzke se mostra cauteloso, já que na última edição a arrecadação mais que dobrou, mas ele considera que não é uma utopia repetir ou aumentar o valor neste ano. “Tudo precisa ser repensado para se adequar a uma nova realidade. É possível consolidar e avançar”.
A presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rejane Neumann, lembra que a campanha é uma oportunidade para o cidadão pagar o imposto e o recurso ser destinado as entidades que atuam com crianças e adolescentes da cidade. “É importante lembrar que se trata de uma questão de cidadania, de oportunidade e de decisão para que o recurso possa fortalecer as ações com as crianças e adolescentes de nossa cidade”.
Ela voltou a enfatizar que o contribuinte não paga nada além de seu imposto devido. “Ele apenas faz a opção de que parte do imposto permaneça na cidade e, com isso, ganhamos todos, fortalecendo as ações que são realizadas por diversas entidades e pontos da cidade”.
Outro fator comentado por Rejane é fato do recurso ser livre a entidade, ou seja, cada instituição pode utilizar o valor conforme a sua necessidade. “Temos ações voltadas a melhorias na estrutura física, adequação do acesso, compra de materiais, aquisição de veículos para que a equipe possa atender e verificar as questões ligadas a família. São diversas as ações que podem ser feitas por meio deste recurso. O valor possibilita adequar, melhorar, ampliar os atendimentos e que outros recursos não nos possibilitariam fazer, porque os convênios estão sendo referenciados a uma ação específica”.
A Secretaria de Assistência Social, Marisa Cardoso, reforça que muitas vezes o recurso do poder público tem destino específico para a entidade e o da campanha pode ser utilizado em outra necessidade. “Os recursos públicos são valiosos e sustentam a base do trabalho, mas sabemos que a contribuição da sociedade é essencial e vai fazer com que a instituição tenha a oportunidade maior e melhor de enriquecer o trabalho realizado e adquirir os equipamentos ou fazer a reforma na estrutura”.
Ela acrescenta que toda a destinação é valiosa e tem contribuído significativamente com o trabalho das entidades. “Sabemos que toda a ajuda é bem-vinda e isto é um apoio para a construção e o exercício da cidadania”.
Parceiros
Na última edição, a Campanha Legal contou com vários parceiros: Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMCA); Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap/PR); Sindicato dos Contabilistas (Sincoeste); Associação Toledana de Imprensa (ATI); Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT); Núcleo de Agências de Publicidade (NAP); Agência Seta; Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob/Toledo) e Cooperativa de Crédito Mútuo dos Funcionários da Sadia (Coofato).
**Arrecadações**
2003 – R$ 30 mil
2004 – R$ 44 mil
2005 – R$ 48 mil
2006 – R$ 49 mil
2007 – R$ 70 mil
2009 – R$ 88,2 mil
2010 – R$ 92,4 mil
2011 – R$ 123,8 mil
2012 – R$ 519,074,84 mil
GERAL
Participação da sociedade é fundamental para atingir bons resultados, afirmam autoridades sobre Campanha Legal
O comprometimento de diversos setores da sociedade tem garantido a participação da sociedade de Toledo na arrecadação da Campanha Legal Pacto Pela Criança – Tributo à Cidadania. Na última edição – em 2011 – foi arrecadado R$ 519.074,84. A Campanha incentiva a população a destinar parte do imposto de rende devido ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FIA). Esta antecipação deve ser feita até o dia 30 de dezembro e o dinheiro arrecadado é destinado, integralmente ao Fundo que faz a distribuição nas entidades. Nesta terça-feira (16), a campanha foi lançada por parceiros no auditório do Sebrae.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica