Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Palestras e orientações marcam Semana de Ciência e Tecnologia no Oeste do PR

Atrás de mais informações sobre e-commerce, o empresário José Carlos de Souza, de Assis Chateaubriand, no Oeste do Paraná, viajou cerca de 80 quilômetros na última quarta-feira, dia 17. O destino era Cascavel, local onde palestras e consultorias especializadas estavam sendo oferecidas pelo Sebrae/PR durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

19/10/2012 - 14:23


"Vim em busca de um ‘algo a mais'. Já entendo que não podemos atuar somente offline. Temos um site da empresa, e analisamos vender nossos produtos pela internet, com o e-commerce. Vim para ouvir quem conhece do assunto, buscar mais informações e entrar mais seguro nesse mercado", ponderou o empresário ao assistir a palestra "Oportunidades de e-commerce".
Em Cascavel, cinco temas foram abordados por palestrantes que também poderiam ser consultados individualmente. "As palestras duraram em torno de 30 minutos cada e as consultorias individuais eram de cerca de 15 minutos. Percebemos que esse modelo agradou e o participante pode aproveitar ao máximo o especialista convidado", diz Orestes Hotz, gerente regional do Sebrae/PR, no oeste.
Depois de assistir à palestra "Mídias Sociais nos negócios", Vera Lúcia da Silva Cruz, que trabalha em um comércio em Cascavel, agendou a orientação individual com o palestrante. "O tema já chamava minha atenção, pois usamos o Facebook na empresa. Mas, na palestra, eu percebi que não estamos no caminho certo. Já na conversa individual com o especialista, todas as dúvidas clarearam", exclamou.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, 15 a 21 de outubro, é uma realização do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação. Tem apoio do Sebrae em todo o País e das secretarias estaduais de Ciência e Tecnologia. Na região oeste do Paraná, a programação especial aconteceu nos dias 16, em Foz do Iguaçu; 17, Cascavel e Marechal Cândido Rondon; 18, Toledo e Santa Helena; e fecha dia 19, em Medianeira.

Temas atuais
A proposta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em 2012, é convergir esforços em torno do tema "Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza". A iniciativa envolve entidades, escolas, universidades para debater ações em torno de atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. O que, de acordo com o consultor do Sebrae/PR, Osvaldo Brotto, perpassa pelo entendimento que ciência, tecnologia e inovação são para todos.
"Os empresários de micro e pequenas empresas precisam estar atentos a esses temas, pois as ações que os envolvem mantêm as empresas mais competitivas e sustentáveis. Os assuntos já não são mais tendências e, sim, atualidades", disse. "Há ainda que desmistificar o conceito de tecnologia e inovação, uma vez que se pode alavancar processos, inovar, em coisas simples", complementou Elisangela Rosa, consultora do Sebrae/PR.

Ideias planejadas
Os temas explanados durante os eventos da Semana de Ciência e Tecnologia, no oeste do Paraná, foram desde licenças ambientais e gestão de resíduos, até e-commerce, mídias sociais e visual de loja. Mas, para os irmãos Diogo e Tiago Bedin Ranghetti, que trabalham em empresa de Cascavel, independentemente do tema, a inovação precisa ser percebida e, principalmente, praticada.
Jovens, os irmãos estão há três anos na empresa e tentam implantar novas ideias nos negócios. "Em alguns aspectos a empresa está ‘acomodada'. Isso já foi detectado, um plano foi elaborado, mas acabaram não colocando em prática. Assim, viemos entender melhor sobre o e-commerce e mídias sociais para fazer o plano sair do papel", enfatizou Diogo, que também cursa administração.
E-commerce, aliás, foi um dos temas que mais chamaram a atenção dos participantes da programação em Cascavel e, segundo o palestrante e especialista no tema, Thiago Borges, o comércio na internet vem num progresso constante. "Saímos, em 2001, de um faturamento menor de R$ 1 bilhão; para, em 2011, obter mais de R$ 18 bilhões em vendas pela internet. E o grande salto, registrado de 2009 para 2011 não foi decorrente das grandes varejistas do e-commerce mundial, mas dos sites regionais, de nicho, ou, ainda, os sites de vendas especializados", destacou durante a palestra.
"Foi justamente aí que minha ideia se encaixou", confidenciou o empresário de Assis Chateaubriand, José Carlos de Souza. "Estava com receio de criar um e-commerce e não dar conta do recado, de não conseguir atender a uma demanda tão grande de mercado, das grandes redes. Mas depois da conversa com o Thiago (palestrante), pude entender que meu negócio se encaixa perfeitamente num e-commerce regional", apostou.

Da Assessoria

Anuncio gene 2