O presidente do Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem), Paulo Victor Almeida, explica que a metodologia utilizada é do tipo Top of Mind. Diante disso, segundo ele, a metodologia – nos seus padrões científicos – estabelece que o entrevistado tenha até 3s para lembrar o nome de uma empresa do segmento solicitido. Almeida lembra que não adianta a pessoa comentar o nome do proprietário ou a localização da empresa.
O presidente do Cojem esclarece que este quesito da medologia é fundamental, pois a pesquisa busca indentificar a relação da marca com o trabalho de marketing produzido pelos profissionais da empresa.
Nesta edição, o grupo aplicou entre 350 a 400 questionários e o resultado apresenta uma confiabilidade de 95% com margem de erro de 5%. “Em campo, em torno de 125 segmentos foram perguntados para as pessoas. No entanto, apenas 92% conseguiram atingir um percentual acima da margem de erro. Com isso, as que não atingiram este percentual não serão premiadas, porque estatisticamente não superaram o necessário”, comenta Paulo.
Ele salienta que um segmento solicitado pela comunidade e que atingiu a margem de erro foi a loja de conveniência. Outro fator apontado pelo presidente do Cojem é que nesta edição o Prêmio abrange apenas duas premiações individuais: Empreendedor e Personalidade. Assim, as premiações para Agronegócios e Iniciativa Ambiental não serão contempladas. De acordo com Almeida a decisão surgiu a partir da necessidade de focar mais os empresários.
Avaliação
De um modo geral, Almeida avalia como positiva a receptividade que a população tem em relação ao prêmio. Ele comenta que nesta edicação o único desafio encontrado pelo grupo foi durante a copilação de dados. “O tempo foi curto em si para ser realizado o processo e por uma felicidade a PUC, a partir deste ano, realiza a pesquisa nos mesmos moldes em outros municípios da região. Isto acarretou mais trabalho na parte estatística em si da Universidade, por isso, atrasamos o Prêmio”.
O presidente do Cojem enfatiza que está satisfeito com a receptividade dos proprietários das empresas e dos representantes ao receberem os gráficos com os resultados. “As pessoas precisam perceber o prêmio como uma ferramenta de alavancamento de seu marketing e de resultados. Durante o processo de pesquisa fazemos um levantamento socioeconômico do entrevistado. Diante disso, o empresário pode ter conhecimento em quais bairros foi mais lembrado, qual o sexo e faixa etárias das pessoas, além do perfil de consumo. Isto acaba - de uma forma geral - alavancando diretamente o direcionamento dos seus gastos com mídia”.
GERAL
Prêmio Toledo 2012: Destaque para 95 empresas mais lembradas neste sábado
Mais de 500 pessoas devem participar do evento de entrega do Prêmio Toledo Destaque Empresarial 2012, na noite deste sábado (20), a partir das 20h, no Yara Country Clube. Realizado em parceria com o campus local da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), por meio do Curso de Administração, e a Associação Comercial e Empresarial, o Prêmio aponta as empresas mais lembradas pela população. Na oitava edição, a homenagem é para 95 empresas dos segmentos do comércio, indústria e prestação de serviços.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



