Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Consultores discutem projetos para futuro de Toledo

O município de Toledo está seguindo em direção a uma nova fase, com uma cidade próspera e mais desenvolvida, e precisa tomar alguns cuidados e planejar algumas ações para garantir um crescimento ordenado e com qualidade de vida. A avaliação é do arquiteto urbanista chileno, José Manuel Cortinez, consultor do BID, que esteve em Toledo na segunda e na terça-feira, 24 e 25 de janeiro, juntamente com os arquitetos urbanistas Marjolaine Nelly e Roberto Moris Iturrieta.

25/01/2011 - 15:33


Os estudos começaram a ser feitos em dezembro do ano passado e na segunda e terça novas discussões foram realizadas com o prefeito José Carlos Schiavinato e sua equipe de trabalho, visando a implantação de projetos pensando no futuro de Toledo pelo menos daqui a 20 anos. “Toledo é uma cidade muito bem planejada, mas é necessário tomar certos cuidados para que isso não se desorganize, especialmente considerando o crescimento muito rápido do município”, afirma José Manuel.
Dentro desta ótica, uma das principais preocupações apontadas foi a necessidade de implantar um sistema de transporte público mais eficiente, que atenda as necessidades de deslocamento da população, considerando o crescimento futuro da cidade. “Depois que uma pessoa compra um carro é muito difícil ela se desfazer dele. Precisamos dar melhores condições de deslocamento às pessoas para que elas não sintam esta necessidade”, ressaltou ele. Ainda pensando no aumento do número de veículos será necessário considerar a necessidade de replanejamento do tráfego urbano, dimensionamento de ruas, ampliação do número de vagas para estacionamento e implementação de outras alternativas, como ciclovias, especialmente na área central onde o terreno é mais plano. “A ciclovia seria uma alternativa de lazer, mas é muito interessante incentivar o seu uso. Pelo relevo, o deslocamento de bicicleta aos bairros não seria muito viável. Neste caso é necessário investir na melhoria do transporte urbano, como forma de deslocamento ao trabalho”, defende José Manuel.
Ele apontou ainda no estudo a necessidade do município pensar alternativas para manter o desenvolvimento sustentável. “Existem municípios com produção industrial elevada a partir da agroindústria, mas com condições de miserabilidade urbana. É preciso que o município esteja sempre atento a esta questão. Continuar produzindo, gerando empregos e renda, porém mantendo um desenvolvimento sustentável, com qualidade de vida para a população. É preciso continuar produzindo, porém sem agredir o homem e o meio ambiente”, acrescenta.
O crescimento das cidades e geração de renda também implica, na avaliação do consultor, no incentivo ao desenvolvimento da cultura, com novas opções de cultura e lazer, na implementação de um comércio e serviços mais sofisticados, para atender as demandas, além na melhoria da capacitação da mão-de-obra e no implemento de iniciativas que incentivem a permanência de profissionais mais qualificados no município e a atração de mão-de-obra especializada formada em outras cidades. “Toledo tem boas iniciativas para solucionar os seus problemas básicos, mas é necessário pensar no Toledo do futuro, considerando as suas riquezas e o seu crescimento rápido”, reforça o consultor.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29