Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Com agenda cheia Beto Lunitti articula ações do futuro governo

O prefeito eleito de Toledo, Beto Lunitti desde o dia 8 de outubro, primeiro dia após a vitória nas urnas tem cumprido uma intensa agenda, com encontros com diversos setores da sociedade. O objetivo é desde já alinhavar futuras parcerias do governo que se inicia em janeiro de 2013. Na última semana, Beto Lunitti esteve reunido com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste e no sábado esteve reunido com o gerente de projetos do Parque Tecnológico da Itaipu – PTI, Rodrigo Otto e na parte da tarde o encontro foi com o senador da República, Sérgio de Souza que veio reafirmar apoio ao governo de Lunitti e Pelanka e discutiu também questões relativas ao desenvolvimento regional. Nesta semana Beto participa, em Curitiba, do encontro promovido pela Confederação Nacional dos Municípios – CNM.

22/10/2012 - 08:16


No encontro com a UTFPR, o diretor da Instituição Carlos Roberto Juchen, a diretora de relações empresariais e comunitárias, Sandra Pinela Dalmas e Clóvis Bomabardelli, também do departamento de relações empresariais apresentaram a Beto Lunitti, Pelanka e equipe as demandas da Universidade.
Juchen destacou a possibilidade de implantação do curso de graduação em medicina no campus Toledo. Ele lembrou que teve uma conversa bastante produtiva com o deputado estadual, Elton Welter e que o mesmo está trabalhando numa agenda com a ministra Gleisi e o ministro da educação, Aloisio Mercadante. “Acreditamos que é uma decisão política, por isso desejamos mobilizar as autoridades políticas em prol do curso de medicina para Toledo”, frizou o diretor.
Os diretores anunciaram a implantação de três novos cursos na Instituição: Engenharia da computação, Engenharia de Bioprocessos e Arquitetura e Urbanismo. Os representantes da UTFPR destacaram que o plano faz parte do processo de expansão da Universidade e que esperavam da nova administração, a partir de 2013, a parceria necessária para consolidar o processo.
Beto Lunitti reafirmou seu compromisso com as Universidades e o desejo de tê-las como parceira no projeto de desenvolvimento econômico e social do município. “Vamos fazer tudo que for possível para atender as demandas das universidades, vamos mobilizar os apoios necessários para os projetos e queremos que as Universidades sejam agentes permanentes nas políticas públicas do nosso governo”.
Na sexta-feira (19), Beto Lunitti participou do Ciclo de Debates Universidade e Sociedade Contemporânea  promovido pelo Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) e pelo Núcleo de Documentação, Informação e Pesquisa (NDP) da Unioeste, campus Toledo.
Beto além de apresentar o histórico da aliança que o elegeu prefeito do município, no último dia 7 de outubro, falou sobre os desafios de integrar o conhecimento produzido pelas Universidades e o plano de desenvolvimento de Toledo.  “Eu falo a vocês não como pesquisador, mas como cidadão que foi eleito para governar para todos os cidadãos. O nosso plano de governo foi referendado nas urnas e ele prevê a plena integração do poder público municipal e as universidades”. Beto Lunitti se colocou a disposição da Unioeste para conhecer as suas demandas.
O diretor do Campus, José Dilson Silva de Oliveira disse que apresentaria alguns dados, mas desde já convidava o prefeito eleito, para que após a sua posse retorne a Instituição para que a comunidade acadêmica apresente seus projetos, pesquisas e demandas. “O crescimento da Unioeste está centrado no Ensino, Pesquisa e Extensão e não é atoa que Toledo conquistou o maior índice de qualificação docente, entre todos os campi. Estamos em franco processo de verticalização, seguindo os rigorosos critérios da CAPES”.
O diretor reafirmou o papel social da Universidade e a contribuição com o desenvolvimento econômico de Toledo. “Cerca de 70% dos nossos alunos são oriundos de famílias que tem renda de até seis salários mínimos e 26% até três salários mínimos de renda familiar, isto demonstra o papel social da Unioeste. A contribuição econômica é outro fator, só a folha de pagamento da comunidade acadêmica gira em torno de R$19,5 milhões, deve ser a quarta empresa do município; entre 2011/2012 a Universidade vai investir mais de R$ 11 milhões no campus, são investimentos que a maior parte fica em Toledo”.
O vice-reitor da Universidade, Carlos Piacente ressaltou o papel da Universidade no processo de soluções dos problemas locais. “Nossa atuação interfere diretamente na vida social e econômica do munícipio. Já contribuímos muito com todas as áreas, mas com este comprometimento mútuo podemos contribuir muito mais na área social, na geração de renda, nas políticas que possam agregar mais renda, problemas sérios que estão colocados na nossa sociedade”.
O diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais, Rosalvo Schutz destacou os trabalhos já realizados pela Universidade, mas acredita que com um relacionamento estreito com o poder público é possível mais. “Já atuamos na comunidade, mas desejamos também, que a comunidade desafie a Universidade. Não concebemos a universidade apartada das necessidades da sociedade. Talvez tenhamos que criar um banco de problemas, para desafiar ainda mais esta integração”.
O prefeito eleito, Beto Lunitti afirmou que a sua administração vai criar todos os canais para que a integração aconteça, pois reconhece nas universidades o espaço de construção do conhecimento. “Sempre acreditei que o conhecimento transporta para o futuro e o nosso plano de governo pensa no futuro, então é preciso dialogar com quem constrói este conhecimento e mais do que isto é preciso acolher todos os setores da sociedade e reconhecer o seu papel no desenvolvimento do município, me sinto contemplado com a fala de vocês”.
No sábado (20), Beto Lunitti e equipe estiveram reunidos com o gerente de projetos do Parque Tecnológico da Itaipu – PTI, Rodrigo Otto. O gerente apresentou um estudo sobre o Plano de Governo apresentado por Beto e as políticas desenvolvidas pelo PTI visando futuras parcerias. Na parte da tarde Beto e a executiva do PMDB tiveram um encontro com o senador da República, Sérgio de Souza. O objetivo da visita do senador foi reafirmar o apoio ao governo de Beto Lunitti e Pelanka. “O senador veio discutir conosco as prioridades do nosso plano de governo e já sinalizou que vai se mobilizar para a viabilização de recursos para a implantação de ações na área da saúde e do programa Distrito em ação, Mais Produção que vai garantir as máquinas para o interior”, afirmou Beto Lunitti.
Ele ainda, contou que o senador Sérgio de Souza discutiu com os partidários temas relativos ao desenvolvimento regional.
Nesta semana, Beto Lunitti segue com agenda cheia. Na terça e quarta-feira participa do Seminário Novos Gestores 2013/2016 – Ponto de partida para uma gestão de qualidade, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios.

Da Assessoria

Anuncio gene 2