Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ESPORTES

Praça do PEC será concluída em novembro

Serão concluídas em menos de um mês as obras de construção da Praça do Esporte e da Cultura (PEC), no Loteamento Alto da Glória, Jardim Santa Clara IV, bairro Europa/América. A empresa responsável pela execução da obra entrega o empreendimento até o dia 11 de novembro e em seguida serão feitos os últimos preparativos e ajustes para a inauguração oficial. A PEC é uma obra do Governo Federal e é a primeira do país a ser construída dentro dos moldes propostos pelo governo. A data da inauguração vai ser definida em conjunto com o governo federal, que pretende mandar um representante.

22/10/2012 - 16:27


A Praça do Esporte e da Cultura prevê um investimento de R$ 2 milhões em recursos federais para a execução em um único espaço de estruturas públicas para a realização de cursos, oficinas profissionalizantes, atendimento social, atividades de esporte, cultura e lazer, informática, biblioteca, acesso à internet entre outras atividades de interesse da comunidade. Do total de recursos investidos, R$ 1.667.769,78 estão sendo utilizados na execução das obras físicas. O restante está sendo aplicado na compra dos materiais e equipamentos.
Numa área total de 3 mil metros quadrados vai funcionar um Centro de Referência em Assistência social, o quinto de Toledo, quadra de esportes coberta, parque infantil, mini-auditório, biblioteca, telecentro, sala de multiplouso para cursos e outras atividades de interesse dos moradores. Na área entorno haverá pista para caminhada, pista de skate e um investimento em paisagismo para deixar o ambiente mais aconchegante. “A obra física fica pronta até meados de novembro e estamos fazendo a compra dos materiais. Na próxima semana abre a última licitação para a compra dos materiais solicitados em licitações anteriores que não conseguimos adquirir”, explica a secretária municipal de Cultura, Rosângela Reche. Também está sendo definida a equipe de trabalho que vai atuar no local.
Segundo ela, estão sendo acertados os últimos detalhes com relação a pessoal e equipamentos para colocar a praça em funcionamento ainda neste ano.
Nesta segunda-feira, 22, foi realizada uma reunião com representantes de todos os segmentos envolvidos para os últimos ajustes e discussão dos detalhes finais. A PEC terá uma administração compartilhada, envolvendo diretamente as secretarias de Cultura, Esportes e Assistência Social, bem como a comunidade, que poderá apresentar sugestões de atividades a serem realizadas, horário e dias de funcionamento, entre outras questões.
Para isso, os moradores estão sendo preparados, através de reuniões e oficinas de trabalho, envolvendo integrantes da administração municipal e lideranças da comunidade. Das sete oficinas previstas já foram realizadas quatro, sendo duas na última semana, nos dias 17 e 20 de novembro.
Nas oficinas são abordados assuntos gerais, como noções de pertencimento, trabalho em grupo, gestão compartilhada, grupo gestor, intervenções artísticas e de paisagismo. Ao término deste trabalho será formado um grupo gestor que auxiliará a administração municipal, responsável pela manutenção e funcionamento do espaço, na definição de horários e dias de funcionamento, bem como atividades a serem desenvolvidas. “Estamos contando com uma participação bastante boa da comunidade, principalmente dos estudantes do bairro”, comenta a coordenadora dos cursos de mobilização, Madga Ritter.
A praça do PEC é a primeira a ser entregue e está servindo de referência para outras cidades que estão implantando projetos semelhantes. “Estamos recebendo visitas e solicitações de diversas partes do país sobre a implantação do projeto. Toledo está servindo de referência mais uma vez para outros municípios do país”, explica a secretária municipal de Cultura.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2