1144x150 %284%29

GERAL

Educação prepara-se para início do ano letivo

Diretores e coordenadores das escolas municipais de Toledo voltam às atividades nesta quarta-feira (26), para um primeiro contato com a escola e levantamento da realidade de cada uma visando o início das aulas, no dia 7 de fevereiro.

25/01/2011 - 16:00


Na quinta-feira (27), eles participam de uma programação na sede da Secretaria de Educação, com repasse de informações gerais para o ano letivo e orientações aos diretores e coordenadores de escolas e unidades de educação infantil. A reunião será no período da tarde, a partir das 14h, na sede da Secretaria de Educação, e vai incluir ainda a discussão do processo de formação continuada dos profissionais, levantamento de necessidades e definição de propostas de trabalho a serem implementadas em 2011.

As aulas e as atividades nos centros de educação infantil iniciam no dia 7 de fevereiro. Os professores, no entanto, retornam uma semana antes. No dia 1º de fevereiro, às 8h30, no Teatro Municipal, será feita a abertura do ano letivo, com uma programação especial. Depois das boas vindas aos profissionais, o prefeito, José Carlos Schiavinato, e a secretária municipal de Educação, Janice Salvador, vão empossar os novos diretores, eleitos em novembro do ano passado, para um mandato de dois anos. A programação inclui ainda palestras com profissionais de renome nacional.

Estarão em Toledo neste dia para uma palestra os professores Gabriel Perissè, doutor em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo, com livros publicados na área de educação, e José Rufino dos Santos, doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, também com várias publicações na área literatura infantil. Perissè vai falar aos docentes sobre os grandes pecados capitais da educação e o que se espera do professor no atual momento, enquanto Rufino dos Santos, sobre a questão do negro no Brasil, dentro das novas orientações da educação, que prevê a introdução deste tema em seu currículo e práticas pedagógicas.

De 2 a 4 de fevereiro, os professores estarão nas escolas e cmeis para o planejamento das atividades do ano letivo de 2011 e organização dass salas para o início das aulas.

 

 

Estrutura

O município de Toledo está bem preparado para o início do ano letivo. Conforme a secretária municipal de Educação, alguns investimentos foram feitos no ano passado e outros estão previstos para este ano, incluindo ampliações e reformas de escolas, além de construção de novas, visando o atendimento da rede pública dentro das necessidades e a nova realidade dos municípios, com a implantação do ensino de cinco anos. Este é o primeiro ano do município com o quinto ano, o que amplia o número de estudantes da rede pública municipal. O quadro de professores foi ampliado, com a contratação de 37 novos profissionais. Outros 44 professores, com turno de 40 horas, deverão ser chamados tão logo for homologado o concurso público 03/2010, ainda em andamento.

“Vamos ter um pequeno atraso na contratação destes profissionais, mas vamos discutir com os diretores de escolas alternativas para o início das aulas sem transtornos”, explica Janice. A expectativa é de que o concurso seja homologado até meados de fevereiro, permitindo assim a contratação imediata dos professores.

Segundo ela, o ano de 2010 foi concluído já com uma proposta de trabalho para o quinto ano, mas ao longo de 2011 deverão ser feitas novas reuniões para discussões mais detalhadas das ações que serão desenvolvidas no quinto ano, nível de aprendizagem, entre outras questões que necessitam ser discutidas para que os alunos ingressem no sexto ano em boas condições. “Vamos fazer um trabalho contínuo e sistemático com os professores”.

Para o próximo ano, adianta Janice Salvador, será implantado um programa de avaliação do rendimento escolar visando identificar déficits educacionais e o aprendizado dos alunos. A avaliação será anual, dividida em dois momentos, permitindo um comparativo entre o início e o final do ano. “Com os dados da avaliação poderemos programar ao longo do ano ações para corrigir deficiências encontradas para melhorar a qualidade do ensino”, acrescenta Janice. As avaliações serão em fevereiro e outubro, reunindo todos os estudantes da rede municipal de ensino.

O transporte escolar e a merenda escolar também já estão organizados para o início do ano letivo de 2011.

 

 

Estudantes poderão enfrentar falta de livros didáticos

 

Os alunos das escolas municipais de Toledo poderão enfrentar problemas com falta de livros fornecidos pelo Ministério da Educação, porém, com certeza não será na mesma intensidade que no ano passado. A avaliação é da secretária municipal de Educação, Janice Salvador. Por conta da falta de repasse de livros para o terceiro ano, o município investiu em 2010 cerca de R$ 100 mil na compra de exemplares, entregues aos estudantes, assumindo assim uma responsabilidade que era do governo federal.

“Ainda em setembro do ano passado encaminhamos uma correspondência ao FNDE informando sobre a falta de livros, principalmente para o quarto ano, em função do baixo número entregue neste ano e em dezembro de 2010 as escolas receberam novos exemplares, integrantes de uma reserva técnica do FNDE. Vamos aguardar o retorno dos diretores e coordenadores, nestes dias 26 e 27 de janeiro, para fazer um levantamento completo”, informou a secretária. Ela estima, no entanto, que se houver falta, será menor que no ano passado e a dificuldade será suprida com novas solicitações.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29