Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Chuva que iniciou nesta madrugada deve permanecer durante todo o dia

O tempo instável e algumas pancadas de chuva registradas durante a segunda-feira (22), sobretudo no período da noite transformou-se em temporal durante a madrugada desta terça-feira (23) em Toledo. Devido aos fortes ventos juntamente com a chuva, diversas residências foram destelhadas, houve queda de árvores e muros, janelas quebradas, entre outras situações. As regiões mais afetadas por queda de galhos e árvores foram parte do La Salle e Santa Maria. Residências destelhadas total ou parcial foram: no Jardim Coopagro, Boa Esperança, Carelli e Centro. Devido uma frente fria que deve avançar sobre o Paraná, em Toledo, a previsão é tempo nublado com pancadas de chuvas, trovoadas e algumas rajadas de ventos devem ser observadas ao longo do dia e a noite. A temperatura máxima chega a 25ºC e a mínima 18ºC.

23/10/2012 - 09:26


O coordenador de operações da Defesa Civil de Toledo, Givanildo Dallabrida, afirma que com as chuvas e os ventos fortes registrados nesta madrugada aproximadamente 20 árvores quebraram parcial ou total. “Desde às 4h eu e equipe da defesa civil estamos retirando as árvores das ruas e as colocando nas calçadas para que durante o dia a equipe possa fazer a retirada efetiva”.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a equipe recebeu apenas cinco chamadas de populares solicitando lonas, pois sua residência havia destelhado parcialmente. Dallabrida também comenta que algumas ‘bocas de lobo’ entupiram com folhas, mas já na madrugada foi providenciado o desentupimento das mesmas.
Parte de um prédio na rua Barão do Rio Branco, próximo ao Edíficio Antares, caiu devido ao forte vento. O coordenador de operações da Defesa Civil de Toledo explica que o vento deve ter 'embocado' e derrubou a platibanda. “Ele é um prédio antigo, o reboco é antigo e também observamos que não havia coluna na platibanda, fatores que o fizeram cair”.
Conforme Dallabrida, a parte do prédio caiu por volta das 4h desta terça-feira e não havia pessoas ou veículos estacionados no momento. “Juntamente com os bombeiros e a engenheira da prefeitura realizamos a vistoria do prédio e a princípio ele está liberado. Assim que parar de chover, o proprietário terá que contratar um engenheiro para fazer um laudo e apresentar para a defesa civil e para o Corpo de Bombeiros para poder regularizar a situação”.
Alerta
As chuvas e os ventos devem permanecer durante o dia, por isso, Dallabrida alerta para que os condutores trafeguem com atenção. Além que, segundo ele, muitas árvores ainda não foram retiradas das ruas. “É preciso atenção para não causar acidentes. É um trabalho contínuo e devemos estar sempre em alerta independente do tempo”.
Ele ainda orienta para que os moradores que tiveram suas casas destelhadas não subam enquanto estiver molhado, mas sim, busquem cobrir os seus móveis para também evitar qualquer tipo de acidente. Hoje, as equipes de limpeza fazem a retirada das árvores e a Defesa Civil continua vistoriando a cidade.

**Energia Elétrica**
De acordo com a assessoria da Copel, cerca de 200 equipes de emergência da Copel nas regiões Oeste e Sudoeste continuam mobilizadas desde segunda-feira (22) à noite para recompor partes do sistema de distribuição de energia elétrica danificadas pela passagem de um novo temporal, o terceiro de grande efeito neste mês de outubro.
Nesta terça-feira (23) restavam ainda 20 mil domicílios sem energia, dos 215 mil que foram afetados em algum momento durante a passagem da tempestade. Quase a metade das 950 chamados de emergência registrados pela Copel estão localizados nas regiões de Cascavel e de Laranjeiras do Sul. O município de Cascavel foi bastante atingido, principalmente nas regiões Leste e Norte da cidade, onde pode haver cerca de 20 pontos com cabos rompidos devido a queda de árvores e galhos sobre as redes. Os trabalhos de restabelecimento dos serviços de eletricidade continuarão ao longo do dia.

Anuncio gene 2