“O Paraná Alfabetizado atende pessoas que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e a escrever na idade certa, pessoas que passaram pelo processo de alfabetização mas não o concluíram, e ainda aqueles que se alfabetizaram há muito tempo, e necessitam resgatar esse aprendizado”, explica a Coordenadora do Paraná Alfabetizado no Núcleo de Toledo, Luciléia Albarello.
Diversidade
No Núcleo de Toledo, as turmas de alfabetização apresentam grande diversidade, agregando diversas histórias e culturas. Além das turmas em escolas municipais, estaduais e locais alternativos, o programa atende aldeias indígenas, comunidades ribeirinhas e assentamentos. Em Marechal Cândido Rondon, o Paraná Alfabetizado tem alunos haitianos e muçulmanos, que vieram ao Brasil em busca de oportunidades de emprego. Da mesma forma, nos municípios de fronteira como Guaíra, Entre Rios do Oeste e Pato Bragado, paraguaios e brasiguaios são alfabetizados na língua portuguesa.
“Em Toledo, uma turma especial atende a população carcerária feminina na 20ª Delegacia de Polícia. Já em Ouro Verde do Oeste, alfabetizadores e alfabetizandos tem espaço garantido na Verde Oeste FM, onde relatam suas experiências e se divertem com os ouvintes”, relata o também Coordenador do PPA no Núcleo, Isaias Corcino.
Local e Horários de Visitação
Não deixe de conhecer estas e outras histórias na exposição do Programa Paraná Alfabetizado, no Núcleo Regional de Educação de Toledo, situado na Av. Tiradentes, nº 1001, em Toledo. O horário para visitação é das 08h às 12h, e das 13h30 às 17h30, até sexta-feira, 26 de outubro.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
NRE de Toledo recebe exposição do Programa Paraná Alfabetizado
Está em exposição no hall de entrada e espaços comuns do Núcleo Regional de Educação de Toledo, o resultado do trabalho de alfabetizadores e coordenadores locais de alfabetização em quatorze municípios da região. A exposição do Programa Paraná Alfabetizado (PPA) tem o objetivo de mostrar um pouco do trabalho realizado por estes educadores e retratar a realidade das turmas de alfabetização. Artesanatos, cartazes, murais de fotos, trabalhos dos alunos, e principalmente, muitas histórias de superação, podem ser apreciadas na exposição que segue até o final desta semana. Exemplos de pessoas que mostram que não há idade para realizar um sonho: aprender a ler e a escrever.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica