A palestra, que terá lugar no auditório do Pgeagri, no prédio de Desenvolvimento de Protótipos, no Campus de Cascavel, será apresentada por Rafaela Fernandes Nicolau, mestranda em Engenharia Agrícola, área de modelagem matemática, secagem do feijão-caupi pela Unioeste. Ela possui graduação em Matemática (2008) e especialização em Matemática Aplicada (2010), também pela Unioeste. Atualmente é professora de Matemática do quadro permanente do magistério no Estado do Paraná.
Para efetuar as inscrições é necessário acessar diretamente a página de seminários http://www.unioeste.br/pos/engagricola/. As vagas são limitadas e definidas por ordem de inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 3220-3250 com os professores Divair ou Silvia.
O tema
O Brasil encontra-se entre os três maiores produtores de feijão caupi (Vigna unguiculata L. Walp.) variedade que se destaca pelo alto valor nutritivo, além de seu baixo custo de produção. A maior parte dos grãos após a colheita possui características inadequadas para o armazenamento, devido principalmente ao alto conteúdo de água na época da colheita.
A secagem é o processo mais utilizado para a preservação da qualidade desse produto. A operação consiste na remoção de parte da água contida no feijão recém-colhido, sendo que o baixo teor de água permite o armazenamento do produto por um período de tempo superior ao que normalmente ocorreria com um produto mais úmido.
Neste contexto, o objetivo deste trabalho é determinar e modelar as curvas de secagem do feijão-caupi, nas temperaturas de 30, 40 e 50 °C, ajustando-se modelos matemáticos aos dados experimentais, obter as isotermas de equilíbrio e avaliar as condições de secagem sobre a qualidade fisiológica das sementes. Para a condução do experimento serão utilizadas sementes de feijão das cultivares BRS Guariba e BRS Novaera.
Os teores de água do produto serão determinados pelo método da estufa; na secagem das sementes, será utilizado um secador de camada fixa em escala de laboratório, com um ventilador e sistema de aquecimento, a temperatura será controlada por meio de termopares do tipo T e a umidade relativa do ar monitorada por um psicrômetro. Os dados experimentais serão ajustados a modelos matemáticos, a fim de verificar o mais adequado para predizer as curvas de secagem.
Da Assessoria
GERAL
Engenharia Agrícola promove palestra
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (Pgeagri) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) promove nesta quarta-feira, 24, a partir das 17h, palestra pública com o tema “Modelagem matemática da secagem do feijão caupi”.
Mais lidas
- 1Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas
- 2Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Brasil amplia presença internacional e abre mais de 500 mercados para produtos agropecuários entre 2023 e 2025
- 5Toledo sedia reunião de secretários de Saúde dos municípios da 20ª RS
Últimas notícias
- 1Empatia não é enfeite de dezembro
- 2Secretaria da Fazenda alerta população sobre dívida ativa
- 3Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 4Toledo debate implantação do Centro de Treinamento Agropecuário (CTA)
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025


