Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Mercado da gastronomia vai crescer em Toledo, afirma Neto

Nesta terça-feira (25), foi realizada a palestra para colaboradores do Núcleo Setorial de Gastronomia, vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), com o tema “O mercado da gastronomia e seus profissionais”. Os palestrantes foram os profissionais da Agência G3 Gastronomia, Nelson de Castro Neto e Thiago Henrique Lopes. No início da manhã foi realizado um curso de manipulação de alimentos para empresários e nesta quarta-feira (26), haverá oficina para empresários sobre bases de cozinha.

25/01/2011 - 16:20


Durante a palestra, os profissionais mostraram o histórico da gastronomia, como o setor pode ser dividido, a necessidade do profissional buscar uma especialização e as perspectivas do setor para Toledo. Neto disse que a gastronomia é um setor que está crescendo e profissionalizando muito rápido no Município. “O mercado requer esta mão-de-obra profissionalizada, pois quando a pessoa está atualizada ela se insere mais rápido no mercado do trabalho. Alguns jovens entram em um curso técnico de gastronomia ou em uma universidade e quando concluem o curso acham que já são chefes. Isto não é verdade, pois é preciso agregar um pouco do conhecimento a prática da profissão. É um equivoco pensar que somente fazer um curso significa estar preparado para o mercado de trabalho”.

Profissão

Neto explica que a gastronomia está presente há 350 anos na Europa e no Brasil apenas 30 anos de profissão. “O setor tem muito a profissionalizar. O Brasil possui a matéria-prima e a tecnologia em desenvolvimento, mas o setor precisa criar a mão-de-obra mais especializada, pessoas com mais interesse na área, porque a gastronomia não é um ‘bico’, e sim, é uma profissão”.

Sem nome %281144 x 250 px%29