1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Precisamos criar uma identidade para o quinto ano, diz secretária de Educação

A Secretaria Municipal de Educação está sob nova direção. O professor Ildo Bombardelli, depois de seis anos a frente da pasta, deixou a Secretaria para compor a equipe do novo chefe do Núcleo Regional de Educação, Leo Anschau. A nova secretária é a ex-diretora do departamento de ensino, Janice Salvador, que recebeu a reportagem da Casa de Notícias e falou sobre expectativas e desafios para este ano, entre eles o de criar uma identidade para o 50 ano, que a partir deste ano letivo é responsabilidade dos municípios.

25/01/2011 - 16:58


Janice contou que não esperava uma mudança tão grande na Secretaria. “Com a saída do professor Ildo e como eu já estou na Secretaria há muito tempo, participando efetivamente das atividades do grupo, eu recebo a nova função com alguma expectativa, mas também com uma certa tranqüilidade”.

Expectativa

Janice afirma que a Secretária tem metas definidas e sabe exatamente quais as ações que precisam ser realizadas. “A minha grande expectativa é de que consigamos executar o que planejamos e que nossas ações impulsionem de fato a qualidade do ensino no município. Nosso desejo é que os índices educacionais melhorem ainda mais e que nós possamos evoluir na qualidade do ensino”.

Foco

Ela acrescenta que o foco de trabalho da Secretaria é a formação de professores. “Trabalhamos para que os professores, cada vez mais, compreendam e assumam a proposta de trabalho, consolidem esta proposta e garantam que a educação avance, evolua e os índices melhorem”.

A secretária lembra que as ações previstas para este ano voltadas à formação de professores visam o entendimento das grandes questões da educação. “Uma das questões é a inclusão: hoje muitas crianças representam um grande desafio para a escola, pois ela precisa buscar estratégias, mecanismos que garantam o avanço destas crianças. Tem a questão social que interfere diretamente na vida escolar, pois ela trás a questão da violência, do abandono  e tantas outras questões e os professores precisam estar preparados”.

Quinto ano

Janice comenta que neste ano a pré-escola e o quinto ano serão a prioridade da secretaria. “Como é o primeiro ano que teremos o quinto ano, queremos que os professores tenham muita clareza do que é e o que esperamos que a as crianças aprendam ao concluírem o quinto  ano, para poderem ser promovidas para o 60 ano”.

Segundo a secretária, o desafio é criar uma identidade para este quinto ano. “A secretaria tem trabalhado enfaticamente que não se trata da transferência do ensino fundamental de 8 anos para 9 anos. Então o 10 ano não é uma pré-escola e o 50 ano não é uma quarta-série. Cada ano precisa articular seu ano anterior ao ano subseqüente e criar uma identidade muito própria”.

Para os professores do quinto ano, a secretaria vai promover encontros bimestrais, produção de material e assessoramento. “Também vamos implantar em 2011 um programa municipal de avaliação escolar. Em fevereiro será aplicado um instrumento de avaliação com os alunos de quinto ano, no intuito de localizar de forma mais precisa quais são os pontos lacunares do processo, para que estes sejam contemplados no processo de formação e para que nós possamos dar conta disso até o final do ano”.

Novos Professores

Com o quinto ano a demanda de professores na rede aumentou, visando sanar esta demanda, segundo Janice, a Secretaria já tomou algumas medidas. “Já foram chamados professores do concurso anterior, em dezembro foi realizado outro concurso para professores com 40 horas. Este está em fase de realização, os professores estão fazendo avaliação psicológica, mas deve ser homologado em breve, para que os professores possam ser contratos até o mês de fevereiro”.

Ainda nesta semana, a secretaria deve realizar uma reunião com os diretores das escolas para definir as estratégias para este início de ano, até a contratação dos professores que deve ocorrer ainda no mês de fevereiro.

Volta às aulas

Os professores da rede pública municipal de ensino voltam para as escolas no dia 10 de fevereiro e neste dia terão uma atividade no Teatro Municipal com os professores doutores Gabriel Perissé e Joel Rufino dos Santos. O primeiro deve trabalhar sobre questões relacionadas a profissão como o comprometimento, ética, motivação e trabalho em equipe, enquanto o segundo vai abordar a temática o Negro no Brasil, já pensando nas questões que devem ser incluídas no currículo como a afrodescendência.

Nos dias 2, 3 e 4 os professores estarão nas escolas trabalhando o planejamento e no dia 07 de fevereiro reiniciam as aulas de 2011.

A secretária comentou também sobre os encaminhamentos dados nas escolas nos distritos que enfrentam um baixo número de alunos. Você acompanha estes e outros detalhes na entrevista em vídeo. Clique aqui.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29