Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

Ceebja não é um supletivo. É uma educação para jovens e adultos com uma metodologia diferenciada, diz Marli

As matrículas para aulas no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) seguem até esta sexta-feira (28). No primeiro dia de matrículas – 24 de janeiro - a equipe do CEEBJA teve um número significativo de orientações e encaminhamentos, avalia a diretora do Centro  Marli Datsch . Neste ano, a novidade é a matrícula de alunos com 15 anos para o Ensino Fundamental. Antes, a idade mínima era de 18 anos. Em 2010, foram mais de 1300 matrículas. Para 2011, a perspectiva é manter o índice.

25/01/2011 - 17:01


A diretora, Marli Datsch, afirma que a procura esta sendo grande. “Muitos pais estão querendo voltar a estudar para acompanhar os seus filhos. A idade para ingressar na Educação de Jovens e Adultos mudou, devido a alteração na matriz curricular para uma carga horária maior, inclusive para os jovens do ensino regular. Até 2010, o Ensino Fundamental era completado em até dois anos. A partir deste ano, o trabalho é realizado em três anos”. Marli ainda acrescenta que os alunos com idade entre 15 e 16 anos devem estudar nos períodos: matutino e vespertino. A partir dos 17 anos é possível estudar no horário noturno.

O crítério de aproveitamento dos estudos já realizados é proporcional. "Os alunos que concluíram nas escolas as séries 5ª e 6ª temos turmas com aproveitamento de até 50% dos conteúdo. No ensino médio, o aluno que tem 1º ano concluído ele aproveita 25%. Se possuir 1º e 2º anos concluídos o aproveitamento é de 50% e cursa o restante".

Ensino

Marli explica que o aluno que tiver um tempo disponível pode cursar até quatro disciplinas. “Exemplo: Temos um coletivo que trabalha duas disciplinas pela manhã, tarde e noite, o aluno pode cursá-las, porém é preciso destacar que o estudante não pode ultrapassar o limite de disciplinas. Este método é utilizado para o Ensino Fundamental e Médio”.

O tempo para concluir a disciplina, segundo a diretora, varia de acordo com a carga horária, o cronograma da escola e a disponibilidade do aluno. “Ele tem que acoplar a carga horária mínima a ser cumprida com o conteúdo. Muitas vezes, ele acha que está vencendo o conteúdo, mas é a carga horária, e, no momento da avaliação final ele não consegue atingir a média 6,0”.

A diretora lembra que nem todas as pessoas possuem o perfil para o atendimento individual. “Nós enfatizamos o coletivo. Ele é específico para aquele aluno que precisa do professor, da turma, no entanto, a frequência é obrigatória. Esta é a imagem que precisamos tirar do Ceebja, porque ele não é um supletivo, ele é uma educação para jovens e adultos com uma metodologia diferenciada”. Ela acrescenta que o atendimento individual existe para aquelas pessoas que não tem condições de manter uma frequência regular. “Exemplo: o aluno tem duas horas pela manhã para estudar, então ele vem para a escola e cumpre aquele tempo. O professor indica o caminho e o aluno permanece o tempo possível em classe. O aluno deve cumprir a carga horária, mas dentro de suas condições”.

Documentos

Os documentos necessários para efetuar a matrícula são: histórico escolar, RG, CPF, título de eleitor, duas fotos, certificado do exército para os meninos e conta de luz. As rematrículas são realizadas durante os três turnos. As inscrições para os alunos novos iniciam sempre a partir das 8h, 14h e 19h30, pois antes de efetuar a matrícula eles precisam participar da orientação coletiva, ou seja, conhecer a metodologia da escola.  Os alunos menores de idade devem vir acompanhados dos pais para fazerem a orientação e a matrícula.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29