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GERAL

Paraná tem dois projetos entre os 95 selecionados para promoção do Brasil

Dois projetos do Paraná estão entre os 95 aprovados pelo Grupo Executivo da Copa do Mundo 2014 para integrar a programação oficial do governo federal visando promover a imagem do Brasil. Os projetos “Caminhão da Copa” e “Museu Itinerante do Índio” foram elaborados pela Casa BR – Centro de Apoio Socioambiental do Brasil, um fundo voltado ao financiamento de pequenos projetos de entidades da área socioambiental.

26/10/2012 - 07:14


Os dois projetos receberam a chancela do Ministério do Esporte, que representa o apoio institucional para as iniciativas. Os recursos para tirar os projetos do papel deverão ser captados pela entidade.
O Caminhão da Copa pretende reunir maquetes, painéis, réplicas, vídeos, fotografias, músicas, jogos e aplicações interativas, numa mostra itinerante. De acordo com a presidente da Casa BR, Zélia Bentlin, a intenção é começar o percurso pelo Paraná, seguindo depois para as cidades-sede do Mundial em outros estados. “A ideia é levar a emoção da Copa até as pessoas, centrando na importância do legado que ficará”, destaca Rodrigo Fortes, coordenador do Caminhão da Copa.
O Museu Itinerante do Índio é uma exposição de divulgação cultural sobre os povos indígenas do Paraná, com moderno auditório multimídia. O acervo será exposto, numa primeira etapa, em cidades do interior do Paraná, onde existem bases com 45 aldeias da população indígena, com mais de 13 mil índios, explicou Ubaldo Laurindo Domingos, coordenador do setor indígena.
De acordo com o secretário de Estado para Assuntos da Copa, Mario Celso Cunha, a ideia se enquadra nos projetos de mídia positiva, além de contribuir para a integração entre os órgãos públicos e a comunidade.
Os 96 projetos foram selecionados por uma comissão com representantes dos ministérios do Esporte, Cultura, Turismo, Relações Exteriores e por especialistas da área universitária. A seleção levou em conta atributos da cultura nacional presentes nos projetos, a capacidade de promover a integração interna, o impacto sobre a promoção do país no exterior e a capacidade de captar apoio financeiro para a realização das propostas.

Da AE Notícias

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