1144x150 %284%29

GERAL

DEPTRANS faz vistorias em vans escolares

O Departamento de Trânsito (DEPTRANS) da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito concluiu nesta quarta-feira (26), as vistorias em vans de transporte escolar do município, tanto da sede quanto do interior. O trabalho foi realizado durante dois dias a expectativa era de um volume grande no período da tarde de quarta em função da pouca procura no dia anterior.

26/01/2011 - 15:21


A vistoria é obrigatória e realizada a cada seis meses. Nesta inspeção são verificadas diversas questões referentes a segurança dos veículos, capacitação e habilitação do motorista e documentação referente à empresa. São vistoriados equipamentos como sistema de iluminação e freios, pneus, extintor, cinto de segurança, trava nas janelas, carteira de habilitação e frequência a curso de transporte de escolares, que deve ser feito anualmente, farol, luz de freio, pisca, entre outros equipamentos, além da documentação referente a legalização da empresa junto ao município. Caso for detectado algum problema, o proprietário da van recebe um prazo de cinco dias para a regularização.

“A inspeção é obrigatória e os motoristas de vans que forem flagrados irregularmente correm o risco de ter o seu veículo apreendido e o alvará cassado”, explica o diretor do DEPTRANS, Givanildo Dalabrida. Segundo ele, as inspeções são feitas no começo e na metade do ano, durante o período de férias, e em consenso com os proprietários visando a escolha da melhor data. “A gente procura sempre conversar com o setor responsável pelo transporte escolar na prefeitura e com a Associação dos Proprietários de Vans para definir a melhor data, para que todos possam fazer a inspeção no período, sem dificuldades”, acrescenta Dalabrida.

A inspeção das vans foi feita na terça e na quarta, durante todo o dia, no Centro de Eventos Ismael Sperafico. Ao todo são 33 vans de transporte escolar operando na cidade e outras 48 que atendem o interior do município.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29