Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Comitiva italiana visita Maringá e Cianorte neste semana

Roberto Corbelli, representante da CNA – Federmoda, confederação de apoio às pequenas empresas do setor de confecção na Itália, e coordenador do Concurso de Jovens Talentos de Riccione, e Giulia Tesourieri, jovem estilista que venceu o Prêmio Riccione de 2012, compõem a comitiva italiana que visitará Maringá e Cianorte, no noroeste do Paraná, no período de 29 de outubro a 2 de novembro.

28/10/2012 - 08:24


Entre os compromissos previstos, destaque para a assinatura de um termo de cooperação entre o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Cianorte (Sinveste) e a CNA – Federmoda, que acontece no dia 30, na Prefeitura de Cianorte.
A ação conta com a parceria do Sebrae/PR, Arranjo Produtivo Local (APL) do Vestuário Cianorte-Maringá, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Paranaense (Unipar), Prefeitura de Cianorte, Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai) e Associação das Indústrias de Confecções e do Vestuário de Cianorte (Asconvest).
De acordo com o consultor do Sebrae/PR e gestor do Projeto Polo do Vestuário no Noroeste do Paraná, Élvio Saito, o termo de cooperação é resultado de um trabalho de aproximação e integração realizado desde 2010. O objetivo é promover projetos de cooperação, de geração de negócios e a transferência de tecnologia entre instituições de fomento em setores do vestuário.
“De lá para cá, o Projeto Polo do Vestuário do Noroeste já realizou diversas ações e missões que criaram condições de firmar alianças estratégicas para o desenvolvimento da moda no noroeste do Paraná. Esse termo, que será assinado, evidencia mais uma vez nossa região em nível internacional”, frisa.
Élvio Saito explica que o termo de cooperação garantirá oportunidades de intercâmbio entre empresários, instituições representativas, professores e estudantes universitários. “Ambos os países têm o que aprender e ensinar. O Brasil pela criatividade, cultura diversificada e capacidade empresarial de fácil adaptação. Já a Itália, pela experiência histórica que a coloca na posição de referência em moda e design, com produtos desejados por todo o mundo”, enfatiza.
Oséias Gimenes, presidente do APL do Vestuário Cianorte-Maringá, afirma que a iniciativa deve criar um ambiente de cooperação técnica internacional e que o primeiro intercâmbio deve ocorrer já em 2013. “Essa parceria com a Itália é importante para conquistarmos mais conhecimento e amplitude para o setor do vestuário. Toda cadeia produtiva se beneficia, inclusive o APL, porque os empresários percebem que o trabalho que temos realizado surte resultados positivos e, com isso, atraímos mais participantes”, reforça.

Concurso
A comitiva italiana também participará do 12º Concurso Paraná Criando Moda, que acontece no dia 31, no Moinho Vermelho, em Maringá. Este ano, o concurso traz o tema “Itália à moda da casa” em comemoração ao “Ano da Itália no Brasil” e propõe a troca de experiências e de conhecimentos em moda e design, unindo a criatividade brasileira à tradição italiana.
Para isso, Roberto Corbelli, representante da CNA-Federmoda, integrará o júri do concurso e avaliará os 12 finalistas a partir do critério italiano. Além disso, Giulia Tesourieri desfilará por ter sido a vencedora do Prêmio Riccione de 2012.
“O know-how de Roberto Corbelli, a experiência em eventos que revelam novos talentos, e o conhecimento de moda em âmbito internacional causam um reflexo positivo no Paraná porque a avaliação dele, durante o concurso, será um diferencial. Os finalistas, certamente, ganharão com essa experiência”, analisa Élvio Saito, citando que o vencedor do Paraná Criando Moda 2012 desfilará no Concurso de Jovens Talentos de Riccione, em 2013, na Itália.
De acordo com Rosângela Corrêa, executiva do Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá (Sindvest), a participação da comitiva italiana no Paraná Criando Moda agrega valor ao evento, reforça a qualidade do concurso e contribui para que a moda paranaense ganhe visibilidade internacional. Ela informa ainda que o concurso visa revelar novos talentos e, por isso, é destinado aos estudantes de moda, design e confecção do Paraná.
O Paraná Criando Moda é uma realização do Sindvest em parceria com o Sebrae/PR e CNA-Federmoda.

Da Assessoria

Anuncio gene 2