Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Faciap e Sebrae renovam convênio do Empreender

Gerar resultados e implantar a cultura do associativismo nas empresas paranaenses. Este é o objetivo do Empreender, programa desenvolvido pela Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná em parceria com o Sebrae/PR. Após os excelentes resultados alcançados em 2010, agora iniciam novamente os seus trabalhos em todo o Paraná.

26/01/2011 - 15:40


Em 2011, será investido R$1 milhão para o desenvolvimento e aumento da competitividade das empresas inseridas nos Núcleos Setoriais e Centrais de Negócios do Paraná. Para isso, na sexta-feira (21) o presidente da Faciap, Rainer Zielasko e o diretor de operações do Sebrae\ PR, Julio Cezar Agostini,  assinaram o convênio de renovação do programa. Hoje, 2.686 empresas distribuídas em 263 Núcleos Setoriais trabalham com a metodologia do Empreender, que busca a excelência de gestão aliada ao associativismo através de ações como compras conjuntas, entre outras vantagens. “Em 2011, nossa preocupação é trazer mais melhorias para a gestão das empresas já consolidadas no Empreender”, destaca o coordenador do programa no Paraná, Marcio Vieira, lembrando que a meta para este ano é consolidar o modelo de excelência em gestão em 300 empresas inclusas no Empreender. Outro objetivo é implantar em 50% dos Núcleos a Gestão Orientada para Resultados. A partir deste projeto, o planejamento é monitorado em tempo real, o que auxilia os núcleos a analisarem seus próprios resultados e, consequentemente, a trabalhar para as empresas inseridas atingirem mais resultados.
Assim como em 2010, neste ano também devem ser implantadas três novas Centrais de Negócios. Os últimos grupos que se uniram em Centrais foram os das Farmácias do Sudoeste, Mercados da região de União da Vitória e Comércio de Peças Agrícolas do Oeste. O prêmio MPE Brasil, que além de reconhecer os bons trabalhos empresariais, também é uma oportunidade de autoavaliação da gestão, está entre as netas do Empreender para 2011. O intuito é inscrever 1,5 mil empresas no prêmio.

Capacitar
O programa Capacitar, que busca implantar sistematicamente a inovação e a consolidação de uma cultura de gestão sustentável no universo das Associações Comerciais e Empresariais (ACEs), também foi renovado pela Faciap e o  Sebrae/PR. A princípio, o objetivo principal para este ano é consolidar os resultados atingidos em 2010 nas 32 Associações participantes do programa, além de  inserir, no mínimo, 30 novas entidades em 2011. Mais que trabalhar separadamente com Associações Comerciais específicas, outro foco para este ano é levar capacitação para os
presidentes e executivos de ACEs, mesmo que não estejam entre as participantes do Capacitar 2011. “O objetivo é padronizar o conjunto de práticas administrativas para gerar excelência na gestão associativista. Estruturando nossas Associações Comerciais e oferecendo ferramentas para o desenvolvimento de negócios com os núcleos setoriais do Empreender estamos trabalhando no desenvolvimento econômico do Paraná”, destaca Rainer.
Zielasko, presidente da Faciap. As inscrições para o Capacitar já estão abertas e seguem até o dia 24 de fevereiro.

 

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29