1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Observatório é uma ferramenta técnica e não política, diz Sir Carvalho

O Observatório Social de Toledo recebeu, nesta quarta-feira (26), o diretor Institucional do Observatório Social do Brasil, Sir Carvalho. O objetivo foi realizar um encontro com voluntários, estagiários e colaboradores para reordenar o planejamento estratégico para 2011 e a padronização da gestão.

26/01/2011 - 18:57


O diretor do Observatório Social do Brasil disse que o foco para 2011 é cumprir os cincos eixos de Programa do Observatório Social: acompanhamento da gestão pública; os indicadores de gestão; trabalhar e semear a cidadania, ou seja, trabalhar a importância dos impostos em conjunto com as instituições de ensino e também dinamizar a cidadania que é aportar um apoio aos conselhos municipais e instituições que fazem um trabalho convergente. “Também iremos fortalecer a sistemática de prestação de contas para que a sociedade tenha mais informações em tempo adequado. No entanto, um dos eixos principais é fazer com que todas as empresas sejam cadastradas em um software que está disponível e elas passarão a receber o aviso de licitação, ocorrendo assim a possibilidade de um maior incremento dos negógicos das empresas locais e também uma maior oxigenação na participação dos processos por estas empresas”.

Sir Carvalho acrescenta que a equipe percebe que há um clamor popular para criar um tipo de ferramenta de fiscalização dos recursos públicos, mas ainda há resistência ao trabalho da Instituição. “Nós encontramos dificuldades das pessoas conseguirem entender que o Observatório é uma ferramenta técnica e não política. Isto acontece por conta do histórico da sociedade que sempre se criou organismos mais políticos do que técnicos. Outra dificuldade é de sustentabilidade, porque a sociedade aloca recursos no assistencialismo e não naquilo que é estruturante e sem muito perceber que quando você atua para que a gestão seja melhor sobra dinheiro para fazer aquilo que nós fizemos com o assistencialismo, mas isto é uma questão de tempo”.

Formação dos colaboradores

O Observatório Social prepara seus colaboradores para atuarem no seu objetivo fim. “A equipe passa por um processo de formação para poder utilizar a metodologia; o procedimento operacional padrão para o acompanhamento da licitação até como proceder documentalmente para facilitar quando isto deságua no Ministério Público e também como atuar junto a comunidade para ter um relacionamento com ética e isenção”.

Participação

Sir Carvalho disse que pode participar do Observatório Social do Brasil qualquer cidadão que esteja com suas obrigações em dia conforme a Lei de seu País e que não seja filiado a algum partido político. “Não havendo nenhum tipo de restrição do ponto de vista do estatuto, ela passa a fazer parte do rol de observadores voluntários e a medida que tenha demanda ele será convidado ou convocado para prestar o serviço. São bem vindos todos que tenham algum tempo a dedicar na construção desta corrente, este caminho silencioso do bem que é contribuir com a coisa pública e transformar este país num país mais justo e equilibrado”.

Sem nome %281144 x 250 px%29