Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Rodadas de negócios ajudam agroindústrias de olho na Copa

Os produtos das agroindústrias do Paraná conquistam novos mercados com a realização de rodadas de negócios. São ferramentas de marketing e canais de vendas que, em grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014, podem se tornar grandes aliadas. Nos encontros, promovidos pelo Sebrae/PR, em parceria com entidades de apoio, doces, embutidos, queijos, conservas, pães, bolachas, mel, sucos, cachaça, entre outros itens produzidos por famílias em pequenas propriedades, são apresentados a representantes de supermercados, hotéis, pousadas e restaurantes.

30/10/2012 - 12:25


No próximo dia 19 de novembro, Maringá, no noroeste do Estado, receberá rodadas de negócios, que já aconteceram em Curitiba e em Pato Branco, na região sudoeste. Já no oeste do Paraná, o encontro também está previstos para acontecer em novembro, em Cascavel.
Com a proximidade da Copa, que tem a capital paranaense como um das cidades-sede, começam a surgir as oportunidades de negócios no agronegócio. No segmento das agroindústrias, a produção de orgânicos e produtos com características que ressaltam o conceito de brasilidade devem encantar os turistas estrangeiros.
Para José Gava Neto, gerente de Programa Estaduais do Sebrae/PR, as rodadas de negócios ajudam as agroindústrias a ampliarem seu mercado e, ao mesmo tempo,  esclarecem o que os compradores exigem em termos de qualidade, prazos e preços. “Dessa forma, temos certeza de que essa ação poderá trazer resultados efetivos para os participantes.”
“Assim, as rodadas de negócios funcionam como teste, em âmbito regional, para as agroindústrias que desejam ganhar mercado, tanto a curto prazo quanto com o foco na realização do evento esportivo”, explica a coordenadora estadual de Agronegócio do Sebrae/PR, Andreia Claudino.
“Os produtores, que participam dos encontros, integram o Programa das Agroindústrias do Sebrae/PR e investem conhecimento e recursos em produção, legislação, rotulagem e marketing. Critérios que dão as propriedades condições de negociar com potenciais compradores”, observa.
Com o Programa, as agroindústrias avançaram em processos importantes que devem anteceder a comercialização, como a implantação das boas práticas de fabricação, temas referentes à visibilidade de produtos, como design e embalagens mais atrativas para o consumidor, e adequação às questões legais, que garantam segurança alimentar.
“Ao ter esses critérios, as agroindústrias demonstram que estão aptas e competitivas para expandir mercado e, principalmente, que terão condições de atender novas demandas. Das cerca de 400 agroindústrias que participam do Programa, 40% estão em conformidade com esses critérios, a partir da metodologia aplicada pelo Sebrae/PR, e as demais estão trabalhando para chegar nesse patamar”, diz.
Andreia Claudino ainda reforça que, com as rodadas de negócios, as agroindústrias se preparam para ampliar mercado, tanto em âmbito regional, quanto estadual. Isso pode ser comprovado devido aos negócios já firmados nos eventos realizados em Curitiba e Pato Branco.
“O agronegócio é um setor estratégico no Programa Sebrae 2014 (iniciativa da entidade que desenvolve ações com foco em identificar oportunidades de negócios para a Copa do Mundo). Com as rodadas de negócios, os produtos das agroindústrias, de todo o Paraná, poderão integrar os cardápios de bares e restaurantes. É essa tipicidade e a característica artesanal que chamarão à atenção do turista.”
Programação
Em Maringá, as rodadas de negócios acontecem no próximo dia 19 de novembro, na sede regional do Sebrae/PR, que fica na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.116.
Já em Cascavel, os encontros também acontecem em novembro, porém a data ainda está sendo fechada. No oeste do Estado, há possibilidade das rodadas de negócios acontecerem também em mais de uma cidade.

Da Assessoria

Anuncio gene 2