Foram discutidas alternativas para que seja efetivada a Instrução Normativa 01/2010, que possibilita a extensão do uso de agrotóxicos para culturas de baixo suporte, como olerículas e frutíferas. Uma delas seria o aporte de R$ 4 milhões, por parte das indústrias, para financiar estudos de resíduos e outras análises de produtos que possam vir a ser registrados pelo Ministério da Agricultura.
As propostas vão ser levadas a Brasília para serem apresentadas durante o 2° Encontro sobre Culturas de Suporte Fitosanitário Insuficientes, que será realizado no dia 6 de novembro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Participarão do evento representantes da Anvisa, do Ministério da Agricultura, do Ibama, de governos estaduais e do setor produtivo.
De acordo com o presidente da Adapar, o Paraná tem bom controle sobre o uso dos agrotóxicos. “Se alguns procedimentos forem aplicados em parceria com o Ministério da Agricultura, poderemos avançar na oferta de agrotóxicos aos produtores de culturas que atualmente não contam ou encontram produtos registrados”, explicou Inácio Afonso Kroetz.
Para o secretário Norberto Ortigara, se for possível convencer as indústrias a bancarem essas pesquisas com o aporte de R$ 4 mihões, parte do problema vai estar resolvido. “O espírito que norteou o governo para que o Paraná criasse a Adapar é esse: tentar solucionar problemas do campo, sejam de ordens técnicas ou sociais”, afirmou.
Da AE Notícias
PECUÁRIA
Secretaria da Agricultura discute registro de agrotóxicos
O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o coordenador-geral de Agrotóxicos do Departamento de Fiscalização de Insumos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Eduardo Pacifici Rangel, e o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), Inácio Afonso Kroetz, reuniram-se em Curitiba para ajustar a legislação vigente sobre registro de agrotóxicos.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica