Alessandro Mernich, Patricia Musialak, Ricardo Miiler de Oliveira, Paulo Rafael Alves Bueno e Volnei Chechetto, da equipe Run to Win, da Uniguaçu, e Thiago Antonio da Silva, Lucas Mazzaron, Helton Pegorer, Nikolas Rossi Ramos e Thiago F. A. Rodrigues, da equipe Economizando o Futuro, administraram as diversas etapas de um negócio no segmento de frutas tropicais.
Os estudantes das duas instituições de ensino superior conquistaram a melhor pontuação entre as cerca de 3 mil equipes, formadas no Estado por aproximadamente 13 mil estudantes paranaenses. O Paraná foi o segundo estado em número de inscritos, atrás apenas de São Paulo, que registrou 16.380 inscrições dentre uma população universitária seis vezes superior à paranaense.
O volume de inscrições garantiu ao Paraná o direito de levar duas equipes à semifinal nacional. E apenas oito times se classificam para chegar à final. As duas etapas são presenciais e os estudantes seguem administrando a empresa de frutas tropicais, explica a coordenadora estadual do Desafio Sebrae, Paula Andreia de Castro.
“O segundo lugar no ranking nacional do número de inscritos mostra que os universitários paranaenses estão interessados em buscar novas formas de preparação profissional e um diferencial para o mercado de trabalho”, observa Paula Castro.
Durante a primeira fase do jogo, o desafio dos estudantes foi tomar decisões, virtualmente, sobre questões da gestão da pequena empresa, desde a venda e até a derivação de produtos, como sorvetes, polpas e sucos.
Persistência
O estudante do curso de Administração, Paulo Rafael Alves Bueno, da equipe Run to Win, conta que essa é a quarta vez que ele participa do Desafio Sebrae. “Desde 2009, participo. Com a equipe formada no ano passado, chegamos muito perto da final na etapa estadual. Agora, no âmbito geral, nossa expectativa é muito boa para participar da semifinal nacional”, observa o estudante.
Na equipe Run to Win, além de Paulo Rafael Alves Bueno, cursam Administração os estudantes Alessandro Mernich, Patricia Musialak e Ricardo Miiler de Oliveira. Já Volnei Chechetto é acadêmico do curso de Direito.
Na avaliação da consultora do Sebrae/PR, Marcia Beatriz da Silva, a conquista dos estudantes da Uniguaçu demonstra que persistência é uma característica empreendedora. “São alunos que já participaram em outras edições do Desafio Sebrae e que estiveram muito perto de vencer a etapa estadual. Eles identificaram no jogo uma oportunidade de desenvolvimento. O apoio da Faculdade, em União da Vitória, que sempre recebeu a equipe de consultores do Sebrae/PR, também foi fundamental. Esse resultado coroa o trabalho realizado na região”, avalia Marcia Beatriz da Silva.
Tradição
Para o estudante Thiago Antonio da Silva, da equipe Economizando o Futuro, chegar à final da etapa paranaense foi uma surpresa. “Um amigo, que já tinha participado do Desafio Sebrae, comentou sobre o jogo e ficamos interessados em participar. Eu participei pela primeira vez. Com o Desafio Sebrae, a gente tem a chance, de uma maneira diferente, de aplicar o que aprendemos na faculdade na administração de uma empresa”, observa Thiago Antonio da Silva.
Os cinco integrantes da equipe fazem o curso de Ciências Econômicas.
O consultor do Sebrae/PR, Rubens Fernandes Negrão, destaca que o norte do Paraná está se tornando um ‘celeiro’ de campeões no Desafio Sebrae. Nos dois últimos anos, duas equipes da região participaram da final nacional do jogo. No passado, foi a equipe Eng Tec Retorns, da Faculdade Pitágoras de Londrina. Em 2010, foi a vez da equipe Rave do Radar, formada por estudantes do curso de Ciência Contábeis, da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (FECEA).
“No Desafio Sebrae, os universitários participantes podem vivenciar a gestão empresarial e se sentirem estimulados a abrir seus próprios negócios. E são as pequenas empresas que contribuem com a geração de emprego e renda e, consequentemente, com o desenvolvimento das cidades”, avalia.
Da Assessoria
GERAL
Desafio Sebrae já tem vencedores no Paraná
São de União da Vitória e de Apucarana as duas equipes vencedoras da etapa paranaense do Desafio Sebrae. As equipes, divulgadas oficialmente pelo Sebrae/PR nesta quarta-feira, dia 31, defenderão o Estado na semifinal nacional do jogo, que começa a partir do próximo dia 9 de novembro, em Salvador, na Bahia. O Sebrae/PR promoveu, nesta semana, duas cerimônias para premiar os estudantes da Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu (Uniguaçu) e da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (FECEA), que ficaram, respectivamente, em primeiro e segundo lugares.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica