1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Acadêmicos da Unioeste no nordeste do Brasil

"A cidade está mobilizada. Estamos achando maravilhoso". É assim que uma professora de Porto da Folha (Sergipe) define o Projeto Rondon. Uma das cinco equipes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) que está participando do projeto, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, chegou a Porto da Folha e está movimentando a cidade com cursos e oficinas nas áreas de educação, saúde, cinema, direito, artesanato e dança.

27/01/2011 - 13:38


As oficinas discutem assuntos diferenciados: Alimentação Saudável, Atividades Lúdicas, Recreação, Ações de leitura, Cinema, Conselho Municipal de Saúde, Saúde Bucal e Saúde da Mulher, Estatuto do Idoso, DST/Aids e gravidez na adolescência, Direito do Consumidor e Juizado Especial, entre outras.
A equipe que está em Porto da Folha conta com oito estudantes da Unioeste dos cursos de Letras, Educação Física, Direito, Farmácia, Odontologia, Enfermagem, Serviço Social e Ciências Sociais, mais duas professoras coordenadoras. Para a estudante de Direito do Campus de Marechal Cândido Rondon, Adriana da Silva, o projeto supera as expectativas e demonstra que as diferenças do país são indescritíveis. “A existência dessas diferenças são maravilhosas porque comprovam a qualidade do povo, já que este convive no mesmo país respeitando o outro. Isso demonstra que nenhuma cultura é completa e que logo uma sempre aprende com a outra”, reflete Adriana, que vai passar seu aniversário, no dia 29, trabalhando no projeto. “Será o aniversário mais diferente que já tive, pois vou passar com pessoas de culturas totalmente diferentes da minha”, enfatiza, lembrando que sua equipe está acompanhada por um grupo de oito alunos e dois professores do curso de Administração da Faculdade Madre Thaís (FMT), de Ilhéus (Bahia).
Para a estudante Gilmara dos Santos a presença dos rondonistas faz com que a comunidade se sinta estimada. “Sentimo-nos valorizados sabendo que essas pessoas de longe não têm preconceito com a gente”, enfatiza Gilmara, lembrando que está aprendendo muito nas oficinas.
Os rondonistas da Operação Rio dos Siris, que estão participando do Projeto em Porto da Folha, foram no dia 21 e retornam no dia 6 de fevereiro, junto com outra equipe que está em Aquidabã, também em Sergipe. Já no dia 7 de fevereiro os alunos da Operação Seridó, que estão em Jucurutu (Rio Grande do Norte), desde o dia 22, também voltam do projeto. Os estudantes da Operação Carajás, que estão no município de Ourilândia do Norte (Pará), desde o dia 14, retornam no dia 30 de janeiro. Já os rondonistas da Unioeste que estão na Operação Zabelê, no município de Elesbão Veloso (Piauí), desde o dia 15, voltam no dia 31 de janeiro
.

 

Da Assessoria - Unioeste

Sem nome %281144 x 250 px%29