Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Toledo recebe a Caravana da Poesia

O município de Toledo recebeu nesta quarta-feira, 31, a Caravana da Poesia. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação e Núcleos Regionais da Educação, foi marcado por muita poesia, música e arte, e pela participação de mais de 800 pessoas entre alunos e professores. A cerimônia de abertura aconteceu no período da manhã, no Auditório da Universidade Paranaense – Unipar – Campus Toledo. Autoridades responsáveis pela educação e cultura no município estiveram presentes e prestigiaram apresentações culturais, artísticas e literárias de alunos das escolas e colégios de Toledo e região.

31/10/2012 - 15:37


O chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo, Léo Inácio Anschau, destacou a importância do evento, que tem como tema o Centenário da poetisa Helena Kolody, considerando que as escolas e colégios trabalharam o tema durante o ano, de várias maneiras. “São colégios com os muros pintados, realizando festivais de poesia, exposições de ilustrações. Isso desperta nos alunos e na comunidade o interesse pela poesia, e quem sabe contribui para a formação de futuros poetas e escritores”, afirmou o professor Leó Inácio.
Antônio Navarro, que representou a Superintendência de Educação, disse que o objetivo principal da Caravana da Poesia é despertar o gosto pela literatura nos alunos. “Essa caravana não é um ponto de chegada, é um ponto de partida. Um livro parado na prateleira da biblioteca é apenas uma obra, que vale pouca coisa, mas quando lemos a obra nós a transformamos em texto nos sensibilizando com o que os autores nos deixaram, e é isso que vale”, destacou.
No hall de entrada, estiveram expostas xilogravuras e ilustrações de poemas de Helena, feitas por alunos da Rede, além do acervo pessoal de correspondências do professor Sadi Nunes, cartas trocadas com a poetisa na década de 90. No palco, alunos de escolas e colégios dos municípios de Toledo, Entre Rios do Oeste e Pato Bragado, interpretaram canções, declamaram poesias, tocaram instrumentos, e dramatizaram esquetes de teatro e cordel, encantando o público. Ao mesmo tempo, a equipe que viaja com a Caravana mostrou uma prévia do que seria apresentado nas oficinas da tarde.
Oficinas
No período da tarde, aproximadamente 300 pessoas participaram de doze oficinas, nas áreas de música, cartoon, literatura, dramatização, expressão corporal, criação, ilustração, fotografia, entre outras. O aluno Richard Cesar Matheus, do 7º ano, participou da oficina de dramatização, por indicação da sua professora de arte. “Ela me disse que eu sou extrovertido e eu também tenho vontade de fazer teatro. Gostei muito, foi uma sensação diferente, de poder me expressar, é uma aprendizagem que posso levar para o resto da minha vida”, comentou.
Provocar esse tipo de sensibilização nos alunos é um dos principais pontos positivos da Caravana da Poesia, segundo a Coordenadora de Língua Portuguesa do NRE Toledo, Sandra Mara Nogueira. “Esse é um evento que procura resgatar mais a questão da sensibilidade, motivar os alunos a ler, a entrar em contato com a produção literária da Helena Kolody. E essa é uma motivação para a leitura, e isso ajuda a transformar vidas, ajuda as crianças a encontrar sentido na vida”, opinou a professora.
Caravana
A Caravana da Poesia é uma das atividades promovida pela Secretaria de Estado da Educação para homenagear o centenário da poetisa paranaense. Até o final do ano, o ônibus da caravana percorrerá cerca de 3,5 mil quilômetros levando  apresentações culturais, oficinas e palestras à escolas dos 32 Núcleos Regionais de Educação de todo o Paraná.

Da Assessoria

Anuncio gene 2