“O combate a dengue é um exercício de cidadania, que deve ser praticado o ano inteiro. Se cada cidadão fizer a sua parte, evitando que objetos se tornem criadouros, o mosquito não terá onde colocar seus ovos o que evitará a sua proliferação”, alerta o superintendente de vigilância em saúde, Sezifredo Paz.
A preocupação, lembra, não é apenas com os vasos de flores. “Utensílios como pratos, suporte para velas, copos plásticos, garrafas pet e sacolas também merecem atenção e devem ser colocados em local adequado. As embalagens de materiais de limpeza e de manutenção que forem utilizados também devem ser eliminados”, exemplifica Paz.
A Secretaria da Saúde também alerta as administrações dos cemitérios para que façam a destinação responsável de latas de tinta vazias e outros objetos que por ventura possam reter água.
DOCUMENTO – O secretário Michele Caputo Neto encaminhou nesta semana um ofício aos prefeitos ressaltando a importância da manutenção dos agentes de endemias e dos agentes comunitários de saúde no momento de transição da gestão dos municípios.
“Interromper este trabalho pode comprometer as ações de prevenção, aumentando o risco de uma epidemia de dengue”, enfatizou. Ele também pediu ao Ministério Público Estadual para que acompanhe a questão.
DADOS – Desde agosto deste ano (novo período epidemiológico da dengue) o Estado do Paraná já registrou 1.514 casos notificados da doença, sendo que 62 foram confirmados. 113 municípios paranaenses têm notificações no período e 17 têm confirmações.
No período anterior (agosto de 2011 a julho de 2012) foram confirmados 2.678 casos de dengue e uma pessoa morreu em decorrência da doença. Mais informações estão disponíveis no Informe nº 4 – divulgado no site www.combateadengue.pr.gov.br.
Entre os dias 19 e 25 de novembro, municípios, regionais de saúde e sociedade civil vão promover a Semana de Combate à Dengue. Durante o período, órgãos públicos e sociedade civil deverão mobilizar a população com o mote “Não crie mosquito em casa! Deixe o agente entrar e mantenha a sua casa livre da dengue”, incentivando-a a receber as orientações do agente de endemias.
Da AE Notícias
SAÚDE
Combate à dengue deve ser reforçado nos cemitérios
Os milhares de paranaenses vão visitar os cemitérios motivados pelo dia de Finados nesta sexta-feira (2) precisam estar atentos ao combate à dengue. O alerta é da Secretaria da Saúde, que lembra que os cemitérios são locais de alto risco para a proliferação do mosquito transmissor da doença. Isso porque os cemitérios são locais que ficam expostos ao acúmulo de água da chuva.
Mais lidas
- 1Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas
- 2Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Brasil amplia presença internacional e abre mais de 500 mercados para produtos agropecuários entre 2023 e 2025
- 5Toledo sedia reunião de secretários de Saúde dos municípios da 20ª RS
Últimas notícias
- 1Empatia não é enfeite de dezembro
- 2Secretaria da Fazenda alerta população sobre dívida ativa
- 3Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 4Toledo debate implantação do Centro de Treinamento Agropecuário (CTA)
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025


