Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Comitiva italiana fortalece cooperação com o vestuário do noroeste do PR

O setor do vestuário de Maringá e Cianorte, no noroeste do Paraná, foi destaque nesta semana com a visita de uma comitiva italiana formada por Roberto Corbelli, representante da CNA – Federmoda, confederação de apoio às pequenas empresas do setor de confecção na Itália; pelo coordenador do Concurso de Jovens Talentos de Riccione, e por Giulia Tesourieri, jovem estilista que venceu o Prêmio Riccione de 2012.

03/11/2012 - 12:06


Entre os compromissos de uma intensa agenda, foi assinado um termo de cooperação entre representantes do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Cianorte (Sinveste) e da CNA – Federmoda, realizada no último dia 30, na Prefeitura de Cianorte. Líderes de entidades, empresários, profissionais e professores do setor do vestuário compareceram à cerimônia para prestigiar o fortalecimento das relações entre Brasil e Itália.
A coordenadora estadual do Vestuário do Sebrae/PR, Carla Werkhauser, disse que o termo de cooperação vem ao encontro do objetivo de estimular a produção de moda e não só de vestuário na região. “Essa parceria tem sido construída desde 2010, por meio de um trabalho de aproximação com os italianos. O noroeste do Paraná tem destaque no setor do vestuário e, por isso, é uma localidade propícia para agregar valor com essa integração internacional”, enfatizou.
O consultor do Sebrae/PR e gestor do Projeto Polo do Vestuário no Noroeste do Paraná, Élvio Saito, reforçou que o termo de cooperação é uma conquista muito importante e uma excelente oportunidade para a região noroeste do Paraná. A proposta, que gera muitas expectativas positivas, objetiva promover projetos de geração de negócios e de transferência de conhecimento e tecnologia.
“Há um clima muito favorável para disseminar novas ‘sementes’ de cooperação e todas as entidades do vestuário de Cianorte e Maringá estão alinhadas nessa nova empreitada. Existem condições reais de, em breve, colocarmos essa parceria em prática”, afirmou Élvio Saito.
O consultor do Sebrae/PR adiantou que, a pedido do Arranjo Produtivo Local (APL) do Vestuário Cianorte-Maringá, Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá (Sindvest) e Sinveste, já se cogita a realização de uma nova missão técnica para Bologna, na Itália, em fevereiro de 2013. Além disso, o novo Projeto Moda Noroeste do Paraná, do Sebrae/PR, atuará de 2013 a 106 com foco em moda, desing e mercado. “As empresas do vestuário devem se atentar para participarem dessas iniciativas”, convidou Élvio Saito.
Oséias Gimenes, presidente do APL do Vestuário Cianorte-Maringá, também está otimista com a criação de um ambiente de cooperação técnica internacional. “Essa parceria com a Itália é fundamental para conquistarmos mais conhecimento e amplitude para o setor do vestuário por meio de intercâmbios. Certamente, toda a cadeia produtiva se beneficiará”, reforçou.
O primeiro passo, de acordo com Roberto Corbelli, representante da CNA – Federmoda, é possibilitar que entidades, empresas e universidades entrem em contato com a moda italiana para que, a partir dessas novas experiências e conhecimentos, possam desenvolver novos talentos no Brasil. “Dessa forma, queremos apoiar as empresas produtivas brasileiras e, de outro lado, esperamos que o Brasil se torne mais sensível à moda italiana, possibilitando uma melhor relação e a entrada de produtos da Itália”, completou.
 
Concurso
A comitiva italiana também participou do 12º Concurso Paraná Criando Moda, realizado na noite de quarta-feira, dia 31, em Maringá, com o tema “Itália à moda da casa”. Roberto Corbelli integrou o júri do concurso e analisou 12 finalistas a partir do critério italiano. Na avaliação dele, o desfile ainda apresenta características ligadas ao espetáculo, mas as peças dão sinais de que o Paraná começa a produzir moda.
Rosângela Corrêa, executiva do Sindvest, afirmou que a participação de Roberto Corbelli no júri do concurso foi de grande valia porque trouxe um olhar mais crítico, agregando visão em âmbito internacional, uma vez que a Itália é referência em moda no mundo. “Ter pessoas com esse gabarito na banca julgadora reforça o nosso compromisso com os finalistas”, frisou.
A executiva do Sindvest destacou ainda que o envolvimento da comitiva italiana também possibilitou novas oportunidades, a exemplo do convite feito ao primeiro colocado, Robson Oriele, aluno da Universidade Paranaense (Unipar) de Cascavel, que desfilará no Concurso de Jovens Talentos de Riccione, em 2013, na Itália.
“Esse é um concurso tradicional na Itália, que também premia jovens talentos. O fato de termos um representante brasileiro convidado a apresentar suas criações demonstra que temos criatividade e produção de qualidade. Esta, certamente, será uma oportunidade internacional única”, comemora Rosângela Corrêa.
O Paraná Criando Moda é uma realização do Sindvest em parceria com o Sebrae/PR e CNA-Federmoda. Além do primeiro colocado, o concurso também premiou a Debora Altini, estudante da primeira turma da Faculdade de Design de Moda do Senai, em Curitiba, que conquistou a segunda colocação, e Bianca Scardazzi Pozzi, aluna da Universidade Estadual de Londrina, que ficou na terceira posição.
A visita da comitiva italiana em Maringá e Cianorte foi promovida pela parceria entre o Sebrae/PR, APL do Vestuário Cianorte-Maringá, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Unipar, Prefeitura de Cianorte, Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai) e Associação das Indústrias de Confecções e do Vestuário de Cianorte (Asconvest), Sindvest, Sinveste, e shoppings atacadistas de Maringá.

Da Assessoria

Anuncio gene 2