A programação tem como objetivo gerar informações sobre uma das questões que mais tem restringido o necessário crescimento da produção de energia elétrica no País, que está diretamente relacionada com a falta de informações básicas sobre migração de peixes ou medidas mitigadoras que deem segurança aos órgãos ambientais para emitir ou renovar licenças ambientais para empreendimentos elétricos.
Intercâmbio
O simpósio propõe então um intercâmbio de informações e de experiências técnico-científicas entre instituições de pesquisa nacionais e internacionais e empresas voltadas às passagens para peixes construídas nas hidrelétricas, permitindo o avanço na qualidade e produtividade das pesquisas e ações ambientais, visando à conservação das espécies de peixes neotropicais.
Entre os temas a serem discutidos no simpósio estão: passagens de peixes: a jusante e montante; hidráulica em passagens para peixes; passagem de peixes em tubulações; bases biológicas de bioengenharia; requisitos biológicos para peixes; migração de peixes; passagens para peixes e conservação de espécies Neotropicais.
O 2º Sympass é uma realização das universidades, Unioeste, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), além de empresas do setor hidrelétrico, Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig),Companhia Energética de São Paulo(CESP), Itaipu Binacional, Empresa de Pesquisa Energética (EPE), com apoio da Sociedade Brasileira de Ictiologia, que tem como missão propiciar a produção, o intercâmbio e a gestão do conhecimento na área de Passagens para Peixes.
O simpósio será realizado no anfiteatro do Campus de Toledo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a programação completa está disponível no site http://www.unioeste.br/eventos/sympass/.
Da Assessoria
GERAL
Simpósio Internacional sobre passagens de peixe
Será realizado entre os dias 5 e 9 de novembro, na cidade de Toledo o 2º Simpósio Internacional sobre Passagens de Peixe no Sul do Continente Americano (2º Sympass), com o tema Importância e Avaliação. O evento, promovido pelo Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), busca reunir profissionais de várias empresas do setor hidrelétrico, centros de pesquisa, universidades e demais interessados.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica