Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Cascavel abre duas mostras sobre Andersen

Para comemorar a Semana Andersen, evento que homenageia o pintor norueguês Alfredo Andersen, a data, o Museu de Arte de Cascavel abre terça-feira (6) duas exposições: “Andersen, luz e cor” e “Andersen sob o olhar contemporâneo”. No mesmo dia também será inaugurada a mostra itinerante “Ka’ á – a erva sagrada”, no Museu Histórico Celso Formighieri Maranhão. As duas exposições permanecem em cartaz até o dia 30 de novembro.

05/11/2012 - 09:40


A mostra “Andersen, luz e cor” é um representativo recorte da mostra “Andersen em Brasília”, exibida no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, em maio e junho deste ano.
Para divulgar o acervo do Museu Alfredo Andersen – instalado na casa em que viveu o artista – foram selecionadas pinturas que agora circulam por diversos municípios.
A exposição “Andersen sob o olhar contemporâneo” é composta por trabalhos feitos por 20 artistas de Cascavel que tiveram como inspiração a obra de Andersen.
Em “Ka’ á – a erva sagrada”, mostra que reúne fotos de Vladimir Kozák e Carlos Bueno, é retratada a importância do uso da erva-mate no cotidiano de populações indígenas nas décadas de 1950 e 1980.
Antes de os europeus chegarem à América, os nativos dos planaltos do Sul do continente já faziam uso da erva-mate. Conhecida como ‘erva sagrada’, as folhas serviam para o preparo de bebidas muito consumidas pelos povos como os xetá, guarani e kaingang.

Da AE Notícias

Anuncio gene 2