A mostra “Andersen, luz e cor” é um representativo recorte da mostra “Andersen em Brasília”, exibida no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, em maio e junho deste ano.
Para divulgar o acervo do Museu Alfredo Andersen – instalado na casa em que viveu o artista – foram selecionadas pinturas que agora circulam por diversos municípios.
A exposição “Andersen sob o olhar contemporâneo” é composta por trabalhos feitos por 20 artistas de Cascavel que tiveram como inspiração a obra de Andersen.
Em “Ka’ á – a erva sagrada”, mostra que reúne fotos de Vladimir Kozák e Carlos Bueno, é retratada a importância do uso da erva-mate no cotidiano de populações indígenas nas décadas de 1950 e 1980.
Antes de os europeus chegarem à América, os nativos dos planaltos do Sul do continente já faziam uso da erva-mate. Conhecida como ‘erva sagrada’, as folhas serviam para o preparo de bebidas muito consumidas pelos povos como os xetá, guarani e kaingang.
Da AE Notícias
Cascavel abre duas mostras sobre Andersen
Para comemorar a Semana Andersen, evento que homenageia o pintor norueguês Alfredo Andersen, a data, o Museu de Arte de Cascavel abre terça-feira (6) duas exposições: “Andersen, luz e cor” e “Andersen sob o olhar contemporâneo”. No mesmo dia também será inaugurada a mostra itinerante “Ka’ á – a erva sagrada”, no Museu Histórico Celso Formighieri Maranhão. As duas exposições permanecem em cartaz até o dia 30 de novembro.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



