1144x150 %284%29

GERAL

Entidades assinam convênio e pedem reajuste no per capita

Quarenta e três organizações, sendo 11 entidades sociais; 27 grupos de idosos e cinco associações de pais e mestres assinaram, nesta quinta-feira (27), no auditório da prefeitura de Toledo, os convênios para o repasse de recursos do programa Per Capita.

27/01/2011 - 19:20


O convênio assegura o repasse anual, dividido em 12 parcelas, de recursos municipais próprios e de contrapartida, além de recursos federais para o funcionamento das entidades e atendimento de crianças, adolescentes e idosos. Os convênios totalizam R$ 1.783 milhão, dos quais R$ 1,3 milhão são recursos municipais, e destinados ao pagamento de despesas com o funcionamento das entidades no desenvolvimento de suas ações. O restante dos recursos é de programas federais. Os valores são repassados com base no número de atendimentos realizados e sua complexidade.

A secretária Municipal de Assistência Social, Ires Scuizziatto, disse que o repasse de recursos é feito há uma década e as entidades são as grandes parceiras. “As entidades de assistências sociais que atendem as nossas crianças, adolescentes, pessoas com deficiências, e, principalmente os 27 grupos de idosos organizados que recebem um valor para a manutenção de suas atividades. Se hoje Toledo vive um momento muito bom dentro da política de assistência social é graças a toda esta rede que está aqui instituída. Nós só temos que agradecer a tudo que vocês estão fazendo. Nós sempre comentamos que cada idoso que participa do Grupo de Idosos, quem vem participar dentro das atividades do Certi é um a menos nas filas dos postos de saúde”.

A presidente do Conselho Municipal da Assistência Social e Coordenadora Técnica da Casa de Maria, Maria Inês Mânica, agradeceu ao Poder Público pelo recurso, mas também solicitou que fosse cumprido o reajuste per capita prometido no ano passado. “Agradeço a gestão pelo apoio em nome do Conselho Municipal da Assistência Social, mas também não poderia deixar de dizer que várias instituições sociais vieram até a mim - Presidente do Conselho Municipal - solicitando o aumento per capita que poderia ter sido realizado. Com todo respeito, mas como Presidente, eu tenho que colocar em público que nós não tivemos o aumento previsto e isto está dificultando um pouco a caminhada. Compreendemos as dificuldades, compreendemos tudo, mas dentro destas minhas palavras quero que o Prefeito verifique as possibilidades de que as instituições sociais tenham o reajusta, não são aumentos enormes, expressivos, mas são aumentos que estão dentro de um planejamento e as instituições sociais contavam com eles”.

O prefeito José Carlos Schiavinato lembrou que esteve ontem (27) no Tribunal de Contas e comentou sobre as aprovações das contas do Município de Toledo; de programas que a Administração possui dúvida e do controle realizado pelo Tribunal de Contas. “Peço as entidades que tenham a responsabilidade absoluta, porque o controle hoje é feito pelo Tribunal de Contas da União e pelo Tribunal de Contas do Paraná, por isso, que eu volto a insistir tenham a liberdade absoluta nos investimentos, mas os façam estritamente dentro da Lei. As vezes, alguém quer ajudar e oferece um caminho que não é imoral, mas é ilegal, não o façam”.

Sem nome %281144 x 250 px%29