Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Núcleo Setorial discute a criação de circuito gastronômico

Promover inovações na gastronomia, aprimorar as empresas e criar um circuito gastronômico estão entre os principais objetivos do Núcleo Setorial de Gastronomia de Toledo, inserido na segunda chamada pública de projetos do Empreender Competitivo. Desenvolvido pelo Sebrae Nacional e Confederação das Associações Comerciais do Brasil(CACB), foram contemplados 17 projetos no Paraná e 73 em todo país.

28/01/2011 - 11:47


A criação do Circuito Gastronômico foi discutida entre os empresários do Núcleo Setorial e os consultores convidados Nelson de Castro Neto e Thiago Henrique Lopes. Desde a segunda-feira (17) os associados da empresa G3 Gastronomia desenvolvem a segunda etapa de atividades de consultorias e capacitações das empresas de Toledo.
A sugestão dos consultores é o desenvolvimento de um circuito gastronômico como evento anual integrado ao calendário oficial de eventos do município, utilizando a gastronomia como motivação, divulgando as produções “estrela” e consolidando a imagem e o conceito das empresas participantes do Núcleo Setorial.
Desenvolver o setor
O objetivo é contribuir para o desenvolvimento empresarial e econômico da região, motivar a cadeia produtiva ligada à alimentação local e os próprios empresários do setor de alimentos e bebidas.
A partir destes propósitos existe a necessidade de integração dos associados do Núcleo Setorial, para estimular o crescimento em conjunto e um aprendizado coletivo, ressaltam os consultores.
Para que se desenvolva o Circuito Gastronômico é preciso uma experiência e estrutura muito bem desenvolvida. É necessário que cada estabelecimento esteja preparado para atender e divulgar a sua imagem com o objetivo de servir como ferramenta para o planejamento, capacitação e atualização de seus produtos, explicam.
A sugestão dos consultores é que este circuito se inicie inserido em outro evento da Associação Comercial ou da cidade, de forma que a praça de alimentação fique sob a responsabilidade do Núcleo Setorial de Gastronomia. Como a proposta foi sugerido o lançamento do circuito gastronômico juntamente com outro evento já existente, para ter demanda garantida e possa aparecer com a devida capacidade.
Circuitos gastronômicos de sucesso
Entre os circuitos gastronômicos de maior notoriedade no país, Lopes menciona o da Comida di Buteco de Belo Horizonte (MG), que serve pratos “espetaculares”, envolvendo todos os profissionais do setor que se dedicam a criar novidades a cada ano. Neste caso, a divulgação é feita nos próprios estabelecimentos e depois finalizam com um  “mega” evento, relata.
O consultor convidado cita ainda o Festival Gastronômico de Tiradentes (MG), em sua opinião, um dos ícones deste tipo de evento no Brasil na atualidade; a Festa Nacional da Ostra, em Florianópolis (SC), que tem a mesma função proposta ao Núcleo de Gastronomia de Toledo, que seria motivar e envolver todos os setores, associações, cooperativas e todos os envolvidos na cadeia produtiva; o Circuito Gastronômico de Parati (RJ), entre outros.

 

Da Assessoria - Acit

Sem nome %281144 x 250 px%29