Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Paraná sedia seminário nacional sobre micro e pequenas empresas

O Paraná será sede de um encontro nacional de entidades e órgãos relacionados ao setor de microempresas e empresas de pequeno porte (MPE's). É o 1º Seminário Nacional dos Fóruns Estaduais das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte novembro, programado para os dias 19 e 20 no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba.

06/11/2012 - 11:39


O evento - organizado pela Secretaria do Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul - vai reunir representantes da união, estado e municípios, iniciativa privada, federações, sindicatos, associações e de outras entidades para trocar experiências e debater ações para o fortalecimento do setor.
"O encontro vai ser mais uma oportunidade para ampliarmos o debate sobre esse setor que é o que mais emprega no país. Serão palestras e reuniões onde vamos discutir legislação, tributação, exportação, capacitação, gestão, inovação entre outros assuntos", afirma o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul Ercílio Santinoni.

FÓRUNS - Os Fóruns Estaduais são as instâncias governamentais competentes para cuidar dos aspectos não-tributários relativos ao tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas e empreendedores. São formados por representantes dos poderes públicos municipais, estadual e federal, federações, associações, iniciativa privada e outros.
O Fórum paranaense é um dos pioneiros, foi considerado referência nacional e utilizado como modelo por outros estados. "Agora estamos avançando para integrar Fórums de outros estados para juntos fortalecermos o setor", ressalta Ercílio.
O secretário acrescenta que o Governo também trabalha na instalação de 18 unidades regionais do Fórum das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná. São ambientes que reúnem o poder público, a iniciativa privada e a sociedade para debater políticas públicas para o setor de acordo com as peculiaridades de cada região do Estado.
Segundo ele, a regionalização permite a criação de canais institucionais de interlocução com representantes locais, fomentando o debate de questões políticas e empresariais, com o objetivo de criar um ambiente favorável para o desenvolvimento e competitividade de pequenos negócios. " As instâncias regionais são ferramentas importantes para que as demandas locais cheguem ao Governo do Estado", salienta.

INSCRIÇÕES - O Seminário é aberto e gratuito. As inscrições podem ser feitas no site da Secretaria da Indústria e Comércio pelo seguinte endereço:www.seim.pr.gov.br/modules/inscrit_quest/formulario.php?codigo=5.

Da AE Notícias

Anuncio gene 2