Conjuntivite
Pessoas que frequentam piscinas - principalmente as crianças - estão mais expostas a adquirir conjuntivite viral ou bacteriana, devido à falta de cloro, na maioria dos casos. O mais indicado para prevenir o contágio é o uso de óculos de natação. Porém, se mesmo assim houver a contaminação, o ideal é que se procure um especialista. Segundo Marcus Tabox, médico e cirurgião oftalmologista, o uso incorreto de colírios e em excesso de tempo aumenta o risco de contrair doenças como Catarata e Glaucoma. “Devido às substâncias, se os colírios forem usados por um tempo prolongado, colocam em risco a saúde dos olhos”, explica o oftalmologista.
Cuidado redobrado
Para quem usa lentes de contato, o cuidado deve ser redobrado. A exposição ao ar condicionado retira a umidade natural dos olhos e pode ocasionar a inflamação da Córnea, por falta de oxigenação, chamada Ceratite. “A Córnea tem a função de proteger o olho. Quando inflamada, facilita a contaminação por bactérias e a formação de úlceras”, observa Tabox. “A recomendação é que com o uso de ar condicionado, a pessoa use a lágrima artificial sem conservantes com mais frequência e até mesmo dar pausas no uso das lentes, se possível”, finaliza o médico.
Da Assessoria
GERAL
Verão requer mais atenção com a saúde dos olhos
Com a chegada do Verão é comum os consultórios oftalmológicos receberem pacientes com sintomas parecidos: olhos vermelhos, coceira, lacrimejamento e queimação, o que resulta na chamada “síndrome do olho vermelho”. O órgão fica mais suscetível com as oscilações de tempo e a proliferação de bactérias no ar. Em determinados casos, esses sintomas aliados às condições ambientais podem resultar em doenças como: Conjuntivite e Ceratite, típicas da estação.
Mais lidas
- 1Ações da Secretaria da Mulher colocarão Toledo em clima de pré-Carnaval
- 2Maternidades do Paraná iniciam uso de novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês
- 3Universidades estaduais do Paraná firmam acordos de dupla diplomação em Portugal
- 4Direção da Sicredi Progresso apresenta programa União Faz a Vida
- 5Workshop debate “Priorização das Principais Demandas do Município”
Últimas notícias
- 1Universidades estaduais do Paraná firmam acordos de dupla diplomação em Portugal
- 2Workshop debate “Priorização das Principais Demandas do Município”
- 3Maternidades do Paraná iniciam uso de novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês
- 4Ações da Secretaria da Mulher colocarão Toledo em clima de pré-Carnaval
- 5Mudanças em semáforos no Centro começam a valer a partir desta terça (3)



