Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Verão requer mais atenção com a saúde dos olhos

Com a chegada do Verão é comum os consultórios oftalmológicos receberem pacientes com sintomas parecidos: olhos vermelhos, coceira, lacrimejamento e queimação, o que resulta na chamada “síndrome do olho vermelho”. O órgão fica mais suscetível com as oscilações de tempo e a proliferação de bactérias no ar. Em determinados casos, esses sintomas aliados às condições ambientais podem resultar em doenças como: Conjuntivite e Ceratite, típicas da estação.

07/11/2012 - 12:59


Conjuntivite
Pessoas que frequentam piscinas - principalmente as crianças - estão mais expostas a adquirir conjuntivite viral ou bacteriana, devido à falta de cloro, na maioria dos casos. O mais indicado para prevenir o contágio é o uso de óculos de natação. Porém, se mesmo assim houver a contaminação, o ideal é que se procure um especialista. Segundo Marcus Tabox, médico e cirurgião oftalmologista, o uso incorreto de colírios e em excesso de tempo aumenta o risco de contrair doenças como Catarata e Glaucoma. “Devido às substâncias, se os colírios forem usados por um tempo prolongado, colocam em risco a saúde dos olhos”, explica o oftalmologista.
Cuidado redobrado
Para quem usa lentes de contato, o cuidado deve ser redobrado. A exposição ao ar condicionado retira a umidade natural dos olhos e pode ocasionar a inflamação da Córnea, por falta de oxigenação, chamada Ceratite. “A Córnea tem a função de proteger o olho. Quando inflamada, facilita a contaminação por bactérias e a formação de úlceras”, observa Tabox. “A recomendação é que com o uso de ar condicionado, a pessoa use a lágrima artificial sem conservantes com mais frequência e até mesmo dar pausas no uso das lentes, se possível”, finaliza o médico.

Da Assessoria

Anuncio gene 2