Segundo Caio Smolarek Dias, coordenador da mostra, os projetos são um exercício arquitetônico utópico, não havendo intenção de serem executados. O objetivo de sua realização é estimular a reflexão e o debate entre a população sobre o desenvolvimento da cidade no próximo século.
Seguindo uma linguagem contemporânea, os projetos foram concebidos a partir de elementos locais, incorporando também conceitos sustentáveis. “Nos preocupamos em abordar a sustentabilidade em seus diferentes eixos: cultural, ambiental e social”, observa Caio.
A iniciativa faz parte da programação de aniversário da cidade. A entrada é franca.
Histórico
Desenvolvidos desde maio deste ano, os trabalhos da Mostra “Propostas para a Cascavel do Amanhã” tiveram início após a apresentação na FAG de projetos da Secretaria de Planejamento a serem implementados através de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). "Os projetos do BID devem ser finalizados em até 5 anos, a nossa proposta foi de projetar este cenário para 50, 100 anos", comenta Caio.
Apoio e parceria
A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Studio CSD, o curso de Arquitetura e Urbanismo da FAG e a Prefeitura Municipal de Cascavel. Participam as secretarias de Planejamento, de Desenvolvimento Econômico e de Cultura de Cascavel, os museus da Imagem e do Som e o de Arte do município. A agência de propaganda Tête-à-tête, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Cascavel, a revista ConstruArch, a psicóloga Mariana Drabik, a Construtora Vasto, a Adesivos e Cia, a Gráfica Positiva e a Drabik Engenharia também são parceiros.
Da Assessoria
GERAL
“Propostas para a Cascavel do Amanhã” é apresentada ao público
De 12 a 23 de novembro, a Mostra de Arquitetura e Urbanismo “Propostas para a Cascavel do Amanhã” entra em cena na Prefeitura (rua Paraná, 5000 – Centro). O projeto apresenta releituras dos espaços públicos da cidade de Cascavel, projetadas para o futuro. Na lista: a praça Wilson Jofre, a Rodoviária velha, o Centro Cívico, a antiga Estação do Ofício, e um centro de bairros, localizado em um terreno genérico, podendo ser multiplicado por toda a cidade.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica