1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Evasão escolar e reprovação preocupam a rede de ensino estadual

O novo chefe do Núcleo regional de Educação de Toledo, Léo Inácio Anschau recebeu a reportagem da Casa de Notícias, avaliou este primeiro momento de trabalho e falou das suas metas a frente do Núcleo, entre elas reduzir os índices de evasão escolar e reprovação na rede pública estadual.

28/01/2011 - 16:31


O chefe do NRE disse que num primeiro momento buscou se inteirar da estrutura organizacional do Núcleo. “Já tivemos avanços significativos, a equipe efetivamente começa a se constituir e durante essa semana vamos trabalhar de forma intensa no sentido de estruturar toda a equipe. Foram duas semanas de conhecimento e tivemos a oportunidade de avaliar e de ver a necessidade do que o NRE precisa para atender uma demanda que é grande no Oeste”.

Integrar a família

Léo Anschau ainda acrescenta que pretende realizar um trabalho para garantir uma educação com qualidade, responsabilidade e respeito. “As famílias dos nossos alunos serão convidadas a participar da vida escolar dos seus filhos nos nossos estabelecimentos de ensino. Então vai ser um trabalho bem amplo, uma nova metodologia, onde estaremos encaminhando as necessidades básicas aos colégios, discutindo, avaliando, revendo e queremos que todo o professor se sinta um pouco mais responsável no sentido de termos uma educação de qualidade juntamente com as nossas escolas”.

Prioridades

O chefe do NRE, Léo Inácio Anschau, na semana passada esteve em Curitiba numa reunião com a equipe da Secretaria de Estado da Educação, onde foi discutido a escola em tempo integral e a educação profissional. “O ensino profissionalizante precisa estar presente nos Municípios para atender uma demanda reprimida, pois temos alguns estudantes que gostariam de fazer o ensino técnico para ingressarem no mercado de trabalho. Estaremos trabalhando de forma bem intensa para que isto aconteça”.

Evasão Escolar

Anschau comenta que a evasão escolar na rede pública estadual ainda é preocupante. “Percebemos que no estado ainda temos uma evasão escolar grande, principalmente no período noturno. Às vezes, são pessoas que trabalham durante o dia e que estudam e por um motivo ou outro ainda deixam a escola. O índice de reprovação ainda é alto em especial no período noturno e queremos estar trabalhando com a nossa equipe pedagógica no sentido de diminuir os números e buscar a eficiência do nosso trabalho e a eficiência ela passa por uma formação continuada, por professores motivados, por condições ideiais de trabalho. Temos uma meta: fazer com que as escolas do Paraná sejam as melhores escolas públicas do Brasil. E temos uma meta a ser alcançada: que os professores do Paraná sejam os professores que vão estar trabalhando de forma tranquila e que tenham condições efetivas de prestar um bom atendimento a sociedade. Então estaremos trabalhando diversas pontas que são importantes no processo de ensino aprendizagem”.

Sem nome %281144 x 250 px%29