Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Parceria garante funcionamento de programa em Toledo

Os restaurantes populares de Toledo fornecem cerca de 1400 refeições por dia e deverão chegar a 2 mil refeições em breve, com a inauguração do quinto restaurante, ainda no primeiro semestre deste ano. As obras estão prontas e a expectativa é de que em fevereiro, técnicos do MDS venham a Toledo para vistoria e liberação do espaço.

28/01/2011 - 16:35


O município de Toledo sempre teve uma atenção especial e um reconhecimento muito grande aos programas federais Compra Direta e Restaurantes Populares, que beneficiam em Toledo centenas de produtores rurais com a comercialização da sua produção, entidades sociais de Toledo, referência no atendimento de crianças e jovens e exemplo do que pode ser feito nos municípios para não ser menores nas ruas, e centenas de famílias de trabalhadores, com uma alimentação balanceada e de qualidade, através dos quatro restaurantes populares em funcionamento.

Prova deste reconhecimento é o cuidado no visual e identificação dos envolvidos no programa. Nesta semana, na retomada do atendimento nos restaurantes populares, no último dia 24, os usuários foram surpreendidos com a placa de identificação do Restaurante Popular Aldemar Bolotto, no Jardim Coopagro. Um prato em inox com talheres e a identificação do Restaurante fazem parte do novo visual. A placa foi instalada em frente ao restaurante e chama atenção pela beleza. Ao lado, a identificação da participação do município e do governo federal, através do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no projeto.

Conforme o prefeito, José Carlos Schiavinato, mesmo depois quatro anos de implantação do programa, o município tem a preocupação de manter viva esta parceria e de torná-la de conhecimento público, pelos benefícios que traz ao município de Toledo. Conforme ele, a participação do governo federal no programa é fundamental e traz benefícios diretos à população, com uma alimentação mais saudável, e consequentemente redução no número de atendimentos nos postos de saúde, melhoria da qualidade de vida no campo, com novas fontes de renda e diminuição do êxodo rural, e benefícios na alimentação de crianças e jovens atendidos por programas sociais. Eles passaram a ter uma alimentação mais saudável e variada, com alimentos frescos e também com a possibilidade do aumento de oferta de produtos, além da introdução de novos conceitos alimentares, com o incremento de verduras e frutas no cardápio.

O programa Restaurantes Populares foi implantado em Toledo em 2007, com a primeira unidade do Jardim Coopagro. Depois foram entregues outras localizadas nos bairros Jardim Europa/América, Vila Boa Esperança e, por último, no conjunto São Francisco. A quinta unidade está sendo construída na Vila Paulista. Em fevereiro, técnicos do MDS devem vir a Toledo para vistoria e liberação do espaço. O projeto de Toledo, premiado com o Troféu Josué de Castro de Boas Práticas, serve de referência para outros municípios. O sistema prevê a produção centralizada em uma única cozinha e a distribuição para os restaurantes – localizados em pontos estratégicos nos bairros - em caixas térmicas. Na cozinha também são preparadas refeições para as escolas e também lanches que atendem grupos e projetos sociais do município.

A iniciativa permitiu o melhor aproveitamento dos equipamentos e recursos humanos, além de garantir a qualidade das refeições entregues. Todos os alimentos são preparados na cozinha e entregues prontos nas unidades. Com isso, os restaurantes necessitam apenas uma estrutura mínima para limpeza e higienização das bandejas e talheres.

Fora do horário de atendimento dos restaurantes, os espaços também podem ser utilizados pela comunidade para outros fins, como reuniões e eventos.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29