Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

COMUNICADO CORPO DE BOMBEIROS DE TOLEDO

O Corpo de Bombeiros de Toledo esclarece que tem chegado ao conhecimento de diversos integrantes, tanto por terceiros como pela imprensa, que a população de Toledo tem enfrentado dificuldades em se comunicar com este subgrupamento via telefone de emergência “193” quando da necessidade de atendimento emergencial. Segundo diversos relatos, ao discar o número de emergência 193, a ligação por vezes tem caído em outras cidades como Cascavel, Maringá, Foz do Iguaçu e outras.

09/11/2012 - 11:56


Não seria problema específico de uma operadora, pois relatos apontam problemas semelhantes em diversas delas - tanto com sistemas móvel (celular) quanto com o e fixo (residencial) -, e em áreas diferentes de atuação. Alguns municípios da área de atuação do Corpo de Bombeiros de Toledo quando é efetuada ligação para o nº 193, via celular o sistema da operadora acusa número inexistente, ou chama até cair. Por diversas vezes situações envolvendo acidentes com vítimas graves dentro do perímetro urbano de Toledo tem sido repassadas para este Corpo de Bombeiros através do sistema de rádio do Corpo de Bombeiros de Cascavel, o que pode implicar na perda de preciosos minutos, uma vez que com a similaridade de endereços (nomes de avenidas e ruas iguais em cidades diferentes) o atendente pode confundir-se ou ter dificuldade em coletar pontos de referências por não conhecer a área que ocorreu o desastre.
Por vezes solicitantes relatam terem efetuado diversas solicitações, acusando a demora para o atendimento do Corpo de Bombeiros de Toledo, enquanto nossa central de atendimento não apresenta o registro de nenhuma solicitação.
O Problema parece não ser especifico do município de Toledo, haja vista que a nossa unidade tem recebido ligações de outras regiões, principalmente do Sudoeste, repassando as ocorrências para as Unidades de Bombeiros mais próximas do sinistro, como também ao mesmo tempo tem orientado para que as pessoas que não consigam ligação no telefone 193, façam contato pelo telefone 190 com a Polícia Militar para que a Polícia possa fazer o acionamento do Corpo de Bombeiros.
Orientamos que as pessoas que estejam passando por estas dificuldades façam reclamação para suas operadoras via central de atendimento, anotando o protocolo para poder cobrar solução por porte de sua operadora, e para poder acionar a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) caso não tenham suas solicitações atendidas. Em contato com algumas operadoras, elas relatam não terem em seus sistemas reclamações neste sentido, por isso a importância da comunidade, não apenas como usuários - mas também como cidadãos - em relatar tais problemas, objetivando o melhor atendimento para o seu próximo. O Corpo de Bombeiros via canais competentes tem buscado a solução desses problemas, porém devido ao grande número de Operadoras e a grande área de atuação do Corpo de Bombeiros de Toledo (17 municípios incluindo Toledo) torna-se difícil mapear todos os pontos com problemas.


Assinada no Original
Cap. QOBM Rogério Lima de Araújo,
Cmt. Corpo de Bombeiros Toledo.

Anuncio gene 2