A ação aconteceu em parceria com os colégios estaduais Luiz Augusto Morais Rego, Dario Vellozo e Presidente Castelo Branco (PREMEN). As instituições de ensino receberam materiais educativos sobre o uso racional de medicamentos e a forma correta de descartar e os alunos do PID realizaram palestras sobre o tema para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 4º ano do Ensino Médio, além dos cursos técnicos, atingindo mais de três mil alunos.
Parceria
Depois de conhecerem sobre os perigos da automedicação e do descarte incorreto de fármacos, os estudantes foram orientados a levar os medicamentos até as farmácias parceiras do projeto: Farmácia Santo Antônio, Farmácia Santa Lúcia, Farmácia Gisele, Farmácia do Povo, Farmácia Confiança, A Farmacêutica e Farmácia Nova Farma.
Durante a campanha foram arrecadados cerca de 6 quilos de medicamentos sólidos, líquidos e semissólidos. A pesquisa, aplicada pelos alunos do PID durante a campanha, mostrou que 75% da população toma medicamento sem receita médica e 48% descarta os fármacos de forma incorreta, seja no lixo comum ou na rede de esgoto. Apenas 13% leva os medicamentos até a farmácia para fazer o descarte.
A ação ainda contou com a parceria da Universidade Paranaense – Unipar. Em todos os períodos, farmacêuticos voluntários participaram da campanha, sanando as dúvidas dos estudantes quanto a automedicação e descarte correto de medicamentos.
Para a farmacêutica Djanine Geller, proprietária de cinco farmácias participantes da campanha, foi importante participar da ação junto à Prati-Donaduzzi. “É gratificante saber que com essa ação estamos ajudando o meio ambiente, evitando que as sobras sejam descartadas no local errado. Estar em parceria com a Prati-Donaduzzi, que é uma grande empresa, fortalece a campanha e leva mais informação às pessoas”, destaca.
Michely Bueno, proprietária da A Farmacêutica, ressaltou que já possuía na farmácia o display de descarte dos medicamentos vencidos ou em desuso, mas participar do projeto fortaleceu a ação. “Mais pessoas vieram até a nossa farmácia fazer o descarte”, frisa a farmacêutica.
Resultados
Segundo o instrutor do PID, Thiago Bornioti, a campanha foi um sucesso porque teve empenho, dedicação e comprometimento de todos os envolvidos. “Hoje vejo os inúmeros resultados obtidos com o curso e também da nossa ação nas escolas. Ouvi alunos do curso, professores e estudantes que receberam a palestra e notei que a grande maioria monstravam-se surpresas ao saber das informações que estavam sendo repassadas. Espero que esta seja a primeira de muitas e que todos que deram e receberam as palestras continuem multiplicando essas informações fazendo que, pouco a pouco, todos tenham consciência dos perigos e cuidados que devemos ter com a automedicação e descarte de medicamentos”, enfatiza.
Como forma de incentivar a participação dos jovens foi sorteada uma bicicleta entre todos que levaram os medicamentos até as farmácias participantes. O ganhador foi Henrique Aparecido Baierle, de 13 anos, que estuda no colégio Dario Vellozo. “Levei em torno de 20 medicamentos vencidos na farmácia. Aprendi que não devemos jogar os medicamentos vencidos no lixo para não poluir o meio ambiente e sim fazer o descarte na farmácia”, ressalta.
Da Assessoria
GERAL
Prati-Donaduzzi apresenta resultados da campanha de conscientização sobre descarte de medicamentos
A indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi promoveu de 22 a 31 de outubro uma campanha de conscientização sobre o uso racional e descarte correto de medicamentos. A atividade foi desenvolvida por meio do Programa de Inclusão Digital & Profissional (PID), um projeto realizado em parceria com a Faculdade Sul Brasil (Fasul) e voltado para adolescentes e jovens dos 14 aos 18 anos que oferece aulas com temas como desenvolvimento profissional, responsabilidade social e cidadania.
Mais lidas
- 1Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas
- 2Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Brasil amplia presença internacional e abre mais de 500 mercados para produtos agropecuários entre 2023 e 2025
- 5Toledo sedia reunião de secretários de Saúde dos municípios da 20ª RS
Últimas notícias
- 1Empatia não é enfeite de dezembro
- 2Secretaria da Fazenda alerta população sobre dívida ativa
- 3Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 4Toledo debate implantação do Centro de Treinamento Agropecuário (CTA)
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025


