Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Santa Clara IV terá dois consultórios médicos a partir de fevereiro

A demanda de atendimento médico na comunidade do Santa Clara IV, cresceu junto com sua população. A região ganhou escola, creche e em breve um Centro de Juventude. A Unidade de Saúde foi aprovada no PAC II, no final do governo Lula. A demanda e a implantação do Programa Saúde da Família no Jardim Europa, exigiu uma nova organização na estrutura de atendimento de saúde. Enquanto a Unidade enfrenta os tramites burocráticos e o processo de construção a comunidade ganha a partir de fevereiro dois consultórios médicos. A secretária de Saúde, em entrevista à Casa de Notícias falou também sobre as filas nas especialidades e as novas contratações.

28/01/2011 - 17:53


A secretária municipal de Saúde, Denise Liel conta que até a Unidade aprovada no PAC II, possa sair do papel ainda leva um tempo. “Até que esta Unidade seja construída vamos levar no mínimo oito meses. O Projeto já está organizado, a vigilância já avaliou. Estamos agora resolvendo a parte burocrática da obra para daí licitarmos. Então até termos esta Unidade construída vai demorar um pouco e por outro lado eu não posso deixar esta comunidade sem atendimento. Então nós pretendemos agora no início de fevereiro estruturar um atendimento na área de consultas médicas para esta comunidade”.

Consultórios

Este ponto de atendimento vai funcionar junto a Escola Ivo Welter. “Estamos implantando dois consultórios médicos nas áreas de clínico geral e pediatria. O serviço deve ser disponibilizado no período da manhã, para consultas para a comunidade do Santa Clara IV”.

Todos os procedimentos, fora consulta médica, deverão ser encaminhados para uma Unidade de Saúde. “Por exemplo: a farmácia, curativo, inalação – procedimentos de enfermagem - ou vacina a população deve buscar outra Unidade de Saúde”.

Denise lembra que esta população era atendida no Jardim Europa, mas que devido a instalação do Programa Saúde da Família no bairro foi preciso desmembrar o Santa Clara IV. “como estamos em vias de instalar o Saúde da Família e este tem por objetivo trabalhar com uma população adscrita, ou seja, com um território definido ela não tem como atender o Santa Clara IV.  Quando a Saúde da Família pensa a região ela precisa pensar a quantidade de pessoas e o máximo é quatro mil pessoas. O Ministério da Saúde recomenda que trabalhamos com três mil e quinhentas pessoas. Então cada equipe da família vai cuidar deste número de pessoas. Hoje como a média é de quatro pessoas por família, então vai ficar muito tranqüilo o atendimento das equipes do Programa. E o Santa Clara não entrou neste programa, mas vai entrar quando estivermos com esta Unidade de Saúde construída, aí teremos uma assistência bem organizada para esta comunidade”.

Cinco mil na fila por mês

Denise explica que apesar do mutirão realizado no ano passado, a fila é bastante dinâmica. “Todo o mês entram e saem pessoas, mas conseguimos fazer com que o tempo de espera por consultas diminuíssem drasticamente e, isso foi possível em várias especialidades. Na angiologia, oftamologia e na dermatologia - onde fizemos um mutirão. Então se eu ligar para a Central e pedir uma consulta de dermatologia, eu já tenho para o início do mês de fevereiro consulta disponibilizada. Mas a nossa demanda, a nossa fila é grande, eu tenho mensalmente uma média de 5 mil pessoas na fila, porém o tempo de espera na fila diminui, o número de encaminhamentos é grande”.

Pouca oferta de serviços

A maior dificuldade é na endocrinologia, comenta Denise. “A endocrinologia é mais complexo porque trata da diabetes, que é uma doença que mais tem avançado atualmente no mundo e a prevalência dela é muito grande. Então hoje esta especialidade é muito requisitada, temos um excesso de encaminhamentos e pouca oferta de serviços”.

Novos médicos

A secretária confirma que em breve serão contratados novos médicos, pois o só estão aguardando a homologação do concurso público. “Acreditamos que até a segunda quinzena de fevereiro tenhamos esta definição pelo Tribunal de Contas e possamos encaminhar a publicação e a contratação dos novos profissionais. Pretendemos contratar nas áreas de: clínico geral, pediatria e também nas especialidades, principalmente na vascular que temos uma demanda grande, na questão da gastro e na neurologia. São diversas especialidades que pretendemos melhorar a atenção, organizar a fila para que cada vez se diminua o tempo de espera de pessoas por tempo de consultas especializadas”.

Sem nome %281144 x 250 px%29