Por isso, no período de 19 a 25 de novembro acontece a Semana de Mobilização contra a Dengue. A Semana vai contar com atividades desenvolvidas por diversas secretarias da prefeitura, porém Noeli destaca que somente com o trabalho das secretarias não será suficiente para combater a proliferação do mosquito, é preciso que cada cidadão esteja em alerta.
Ela comenta que a secretaria vai firmar uma parceria com as imobiliárias para desenvolver um trabalho diferenciado com as empresas de grande porte; com o Sindicato da Construção Civil; com Igrejas, entre outros. “Intensificaremos o trabalho neste período e queremos atingir o maior número de pessoas”. Noeli acrescenta que os agentes de endemias e os comunitários terão um roteiro dos lugares em que vão realizar visitas nas residências.
A diretora do departamento de Vigilância, Luciane Raquel Gromowski Alcará, salienta que cada secretaria terá um papel de suma importância nesta campanha. “A secretaria de trânsito será responsável pela orientação nas blitzes. A Indústria e Comércio vai colaborar com a estrutura que será montada na praça Willy Barth. A Associação Comunitária vai percorrer todas as associações de moradores entregando material educativo e a ouvidoria vai orientar todas as pessoas que denunciarem os locais”.
Luciane pondera que não deixar acumular água em potes, em pneus e outros materiais é uma recomendação antiga, entretanto, a população não corresponde com os apelos. Ela relata que a secretaria de educação também terá um papel fundamental durante a semana, pois os professores serão capacitados, vão orientar os alunos que, por sua vez, vão fiscalizar as atitudes dos pais. “As crianças serão os vigilantes no combate a dengue, porque elas se engajam nas causas e vão chamar a atenção de seus familiares ou pessoas do convívio”.