Além do concerto, o músico irá ministrar uma oficina de viola a partir desta sexta-feira, 16, que acontece até domingo. Cerca de 70 profissionais e instrumentistas participarão do curso. As oficinas serão ministradas no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit).
De formação erudita, Fernando Deghi, paulista, pesquisador, compositor, arranjador e instrumentista, desenvolve o seu trabalho em torno da composição, recuperação, divulgação e ensino de viola brasileira, de 10 cordas e caipira, desde 1989. Iniciou seus estudos na área musical em 1975, sendo grande parte desta trajetória dedicada a estudos e concertos individuais e duos.
Fernando Deghi é o autor de diversos livros sobre a arte musical e viola caipira. Além das obras literárias, Deghi está presente na coletânea Veredas da Atlântida- uma caminhada simbólica, lançado na Ilha Madeira (Portugal) em 2005, e no CD-Navegantes Lisboa em 2007. Interpretou sinfonia 40 de Mozart no CD Viola em Concerto - 2011 onde foram reunidos os ícones da viola brasileira. Em setembro de 2012 realizou concertos na Embaixada do Brasil em Berlim – Alemanha e Madrid – Espanha – Casa de América e Universidade Valladolid.
CONCERTO
Concerto de Fernando Deghi apresenta de forma inovadora, a evolução instrumental da viola brasileira, vindo de encontro à inovação estética instrumental, em composições dotadas de uma universalidade que re-significam a viola tradicional. Utilizando-se de afinações tradicionais, as possibilidades tanto melódicas quanto técnicas conferem ao repertório autoral e arranjos o ineditismo, o revelador.
OFICINA
A oficina, aberta a integrantes do grupo de viola caipira, será realizada de sexta a domingo. Organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, ela visa proporcionar aos violeiros uma qualificação técnica e aprendizado de qualidade, promover o intercâmbio entre aos violeiros, através da troca de experiências visando a melhoria no trabalho desenvolvido e incentivar a formação de novos grupos de violeiros.
Da Assessoria - Toledo