A partir do início de dezembro, a coleta contará com reforço de 309 trabalhadores, passando dos 668 da temporada passada para 977. O número inclui coletores, varredores, roçadores, motoristas e operadores de máquinas. O horário das coletas não terá mudanças, continuando das 7h às 18h.
O número de veículos utilizados será ampliado de 368 para 444. Serão caminhões compactadores, escavadeiras hidráulicas, caminhões-baú, tratores de esteiras, caminhões-caçambas, pás-carregadeiras, caminhões poliguindastes, ônibus para transporte de funcionários, veículos leves de apoio, caçambas estacionárias, lixeiras (lutocares) e motorroçadeiras.
ORLA – Também será ampliado o número de lixeiras instaladas na orla das. O governo contratará novas 1.200 lixeiras, além das 600 que restaram da temporada passada. As empresas contratadas prestarão serviços adequados às características de cada município.
Faz parte da relação a coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos domiciliares; roçada de terrenos baldios; retirada de material de podas e de caliça de construção em residências; varrição de ruas e limpeza geral das praias.
Além de ações de orientação ambiental, na Ilha do Mel o governo fará a coleta com quatro veículos elétricos, com o objetivo de facilitar o trabalho dos carreadores. Os veículos têm a vantagem de serem silenciosos e movidos a bateria. Os serviços serão geridos pelo Instituto Águas Paraná.
GERAL
Limpeza nas praias é uma das prioridades
Uma das maiores prioridades do Governo do Estado na Operação Verão é com a limpeza das praias e coleta de lixo domiciliar. Para isso, foi ampliado o valor destinado a este tipo de serviço em Pontal do Paraná, Paranaguá, Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Guaraqueçaba. O investimento passou dos R$ 10 milhões na temporada anterior para cerca de R$ 14 milhões neste ano. Com isso, foi possível contratar mais mão de obra e veículos, além de aumentar os serviços previstos no contrato com as empresas responsáveis.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



