Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

No PR, iniciativa estimula inovação em pequenas empresas

Cerca de 3 mil pequenas empresas paranaenses serão estimuladas, até 2014, a inserir a prática da inovação na gestão empresarial. Essa é a proposta do Programa Agentes Locais de Inovação, realizado, no Estado, pelo Sebrae/PR, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A iniciativa, executada pelo Sebrae Nacional em todo o Brasil, visa disseminar conceitos sobre inovação e oferecer orientação gratuita a empresários sobre como inovar pode ser um ponto-chave no aumento de competitividade de um pequeno negócio.

21/11/2012 - 15:07


Para auxiliar empresas nesse processo, profissionais com até três anos de formação acadêmica foram capacitados pelo Sebrae/PR e CNPq, após seleção e amplo treinamento, para trabalhar diretamente com os empresários. Ao todo, o Programa formou 60 agentes locais de inovação, em 2012, que, com o conhecimento adquirido, vão incentivar a inovação em pequenas empresas.
A atuação dos agentes locais começa com a sensibilização dos empresários. Ao aderir à iniciativa, as empresas passam a receber visitas dos profissionais, que avaliarão estágio organizacional das empresas e, outro, para mensurar o grau de inovação em que o pequeno empreendimento se encontra. E todo o trabalho desenvolvido é acompanhado por um consultor experiente.
Com as informações levantadas, o agente local formula, em parceria com o empresário, um plano de ação para inserir soluções inovadoras no ambiente da empresa, mudanças que podem estar ligadas à atitude, desenvolvimento de produtos, processos e serviços. O agente local também pode auxiliar a aproximação dos empresários com entidades que desenvolvam ações na área de tecnologia.
"Os profissionais já estão visitando as pequenas empresas paranaenses para sensibilizar os empresários sobre a importância da inovação para a competitividade do negócio. Inovar, o que não quer dizer apenas investir recursos em alta tecnologia, além de tornar a empresa mais competitiva, significa tornar o empreendimento mais visível para o mercado", avalia a consultora do Sebrae/PR e coordenadora estadual do Programa Agentes Locais de Inovação, Luciana Nalon.
A missão de um agente local é disseminar conceitos de inovação de acordo com as necessidades e as características de cada empreendimento. A inovação pode se dar, por exemplo, no desenvolvimento de produtos, desenvolvimento de processos, ações de marketing e ações no desenvolvimento organizacional das empresas.
Nos municípios paranaenses, os agentes vão atuar em empreendimentos de pequeno porte, em segmentos produtivos importantes para o desenvolvimento das microrregiões. Os setores escolhidos pelo Sebrae/PR para atuação do Programa Agentes Locais de Inovação são construção civil; comércio varejista; moveleiro; agroindústrias; metal-mecânico; vestuário; software; saúde; e turismo.
Luciana Nalon explica que a realização do Programa, em setores específicos, segue características econômicas dos negócios distribuídos nas cinco regiões do Estado. "Já temos agentes locais de inovação ‘em campo', sensibilizando os empresários. Uma mudança de atitude, na gestão da empresa, pode se caracterizar como uma inovação", observa a coordenadora estadual do Programa.
As visitas dos agentes locais não têm custo. O único custo que o empresário terá será na aplicação das mudanças propostas pelo profissional. "Mas, esse trabalho é realizado de forma colaborativa com os empresários, o que permite adaptações de acordo com a realidade e o momento econômico da empresa", ressalta Luciana Nalon.

Atuação
No setor da construção civil, os profissionais vão atender empresas nas regiões noroeste e centro-sul do Paraná. No comércio varejista, as empresas atendidas serão das regiões noroeste, oeste, sudoeste, norte e centro-sul. No setor moveleiro, os agentes locais de inovação atuarão nas regiões noroeste, sudoeste e norte.
As agroindústrias serão atendidas pelo Programa nas regiões norte, noroeste e centro-sul. As pequenas empresas do setor metal-mecânico serão atendidas nas regiões norte, noroeste, sudoeste e oeste. Já para os pequenos negócios do setor de software, os agentes locais de inovação atenderão nas regiões norte, sudoeste, noroeste e centro-sul.
Para os empresários do setor de turismo, os profissionais atuarão nas regiões oeste, sudoeste, norte e centro-sul. Na área de saúde, o Programa será realizado nas regiões norte, oeste e noroeste. E no setor do vestuário, os agentes locais de inovação atenderão pequenas empresas nas regiões noroeste, sudoeste, centro-sul e norte.
Os profissionais já começaram as visitas às empresas, mas os empresários paranaenses também pode manifestar interesse em participar do Programa Agentes Locais de Inovação, entrando em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae/PR, no 0800 570 0800.

Iniciativa pioneira
O Programa Agentes Locais de Inovação foi desenvolvido como um projeto-piloto e aplicado no Distrito Federal e Paraná, em 2008. Com os bons resultados alcançados pelos agentes locais, o Sebrae Nacional decidiu levar essa experiência para outros estados.
No ciclo que se encerrou em 2011, o Programa capacitou 25 agentes locais de inovação e mais de 1,2 mil pequenas empresas aderiram à proposta. Entre os resultados alcançados pelos empreendimentos estão o aumento do faturamento, redução de custos, melhoria nos processos, aprimoramento na gestão.
Luciana Nalon, coordenadora estadual do Programa, no Paraná, explica que o número de agentes locais aumentou de um ciclo para o outro, de 25 para 60 profissionais, o que proporcionou ampliar a expectativa e projetar o atendimento de 3 mil pequenas empresas paranaenses, até 2014.

Da Assessoria

Anuncio gene 2